Topo

Sequências de 'Avatar' tem produção suspensa na Nova Zelândia por pandemia

Cena de "Avatar" (2009), do diretor James Cameron - Divulgação
Cena de "Avatar" (2009), do diretor James Cameron Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

17/03/2020 07h30

As filmagens das sequências do filme "Avatar", de James Cameron, foram suspensas na Nova Zelândia, devido aos esforços do país em impedir o avanço do surto do novo coronavírus.

O produtor Jon Landau confirmou a informação ao jornal New Zeland Herald, dizendo que as filmagens serão adiadas de abril para uma data ainda indeterminada.

Enquanto isso, a produção seguirá trabalhando nos efeitos visuais dos filmes, que chegam mais de uma década após o sucesso do primeiro "Avatar", com um orçamento estimado em cerca de US$ 1 bilhão (o equivalente a R$ 5 bilhões).

"Nós adiamos. Nós tínhamos planos de ir na sexta à noite para a Nova Zelândia, mas decidimos segurar e continuar a trabalhar aqui em Los Angeles, descendo para lá um pouco depois do que planejamos. Com a crise global, isso não é mais só sobre um filme. Acho que todos temos de fazer o que podemos para achatar a curva de crescimento do coronavírus", afirmou Landau.

A data para lançamento de "Avatar 2" é 17 de dezembro de 2021, com suas sequências previstas para dezembro de 2023, dezembro de 2025 e dezembro de 2027.

Outras superproduções como a adaptação para TV de "O Senhor dos Anéis", o filme da Marvel "Shang-Chi" e uma cinebiografia de Elvis Presley também foram paralisados por conta da pandemia.

A Nova Zelândia tem 12 casos oficiais de coronavírus.