Topo

Shania Twain diz que achou que não cantaria mais após doença de Lyme

Shania Twain - AFP
Shania Twain Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

06/03/2020 11h35

A cantora Shania Twain fez um desabafo, abrindo o jogo sobre as dificuldades que passou por lidar com a doença de Lyme. Em entrevista ao "Sunday Today with Willie Geist", ela disse que chegou a se sentir "de luto", por achar que tinha simplesmente perdido sua voz.

"Achei que não tinha opção, a não ser aceitar - e isso significava não cantar nunca mais", afirmou a estrela do country e do pop, em declaração reproduzida pela revista People. Shania teve de passar por cirurgias na garganta em sua recuperação da doença causada por picada de carrapato e contraída em 2003.

"Eu me lembro das pessoas dizendo: 'Onde está Shania Twain? Para onde ela foi?'", disse a cantora, sobre seu hiato em 2015, quando foi tratar os problemas nas cordas vocais.

"Eu fiquei devastada. Eu estava muito, muito triste, a ponto de sentir que eu não tinha opção, a não ser aceitar - o que significaria nunca mais cantar", desabafou. "Eu estava de luto pela minha voz."

Para sorte dela e dos fãs, Twain se recuperou bem e voltou aos holofotes em 2017. "A recuperação foi pouco a pouco, porque é uma cirurgia invasiva. E ela me deu mais espaço para trabalhar", admitiu a cantora, sobre as novas possibilidades que aprendeu ao retomar sua voz.

"Eu nunca terei aquela minha voz de novo, mas estou ok com isso. Eu achei uma nova voz e eu gosto dela", desabafou.

Doença é causada por bactéria

Considerada rara, a doença de Lyme é transmitida por carrapatos contaminados com a bactéria Borrelia (que podem se apresentar em diferentes subespécies dependendo do lugar no mundo) após o inseto ficar grudado ao corpo humano por cerca de 24 horas.

A doença foi primeiro descrita no meio da década de 1970, e o primeiro caso no Brasil só foi documentado em 1992. Estima-se que, nos EUA, sejam diagnosticados cerca de 30 mil novos casos por ano. Não há estimativas sobre os casos no País.

Após o contágio, vem a fase aguda da doença: entre três e 30 dias depois, o paciente sente dores articulares e costuma desenvolver uma lesão vermelha e arredondada na pele. De acordo com o Manual MSD, no entanto, cerca de 25% das pessoas infectadas nunca apresentam ou pelo menos não notaram essa mancha.

Diagnóstico ainda é demorado

Por ser pouco conhecida até mesmo entre os médicos e ter sintomas semelhantes aos da artrite reumatoide, a falta de diagnóstico médico pode causar complicações. Foi o caso de Bieber, que acabou desenvolvendo uma forte depressão pela demora em receber um diagnóstico que explicasse seus sintomas.

Se o paciente não receber o tratamento correto com antibióticos por via oral ou intravenosa por cerca de um mês, a doença pode provocar consequências graves, como paralisia facial, artrite, meningite, problemas cardíacos e problemas neurológicos.

A falta de tratamento ainda pode levar a um quadro chamado de doença de Lyme crônica, condição mais severa que faz os sintomas durarem mais tempo ou reaparecerem. A forma mais grave da doença também pode provocar alterações de visão e ainda comprometimento do sistema nervoso.

A única forma de se proteger é evitando locais onde já se sabe que os carrapatos existam. Se não for possível evitar o local, é importante inspecionar as áreas expostas para verificar se há algum carrapato preso à pele - como ele precisa de pelo menos 24h para infectar a pessoa, a inspeção costuma ser eficaz.

Se ocorrer o contato com carrapato, o mais indicado é procurar um médico infectologista ou médico com urgência.

* com informações retiradas de reportagem feita por Giulia Granchi em 06/02/2019.