Topo

Fã de Star Wars de 11 anos ganha prótese de R2-D2 após ajuda de Mark Hamill

Com ajuda de Mark Hammil, fã de Star Wars de 11 anos ganha braço biônico de R2D2 - Reprodução/Youtube
Com ajuda de Mark Hammil, fã de Star Wars de 11 anos ganha braço biônico de R2D2 Imagem: Reprodução/Youtube

Do UOL, em São Paulo

03/03/2020 22h42

Após compartilhar mensagem que divulgava uma financiamento coletivo para conceder uma prótese biônica para uma fã de 11 anos, Mark Hamill, o Luke Skywalker dos cinemas, participou hoje de uma chamada de vídeo com a jovem garota para celebrar a conquista do braço novo. A prótese ganhou design customizado do androide R2-D2, também personagem da saga Star Wars.

A campanha da estadunidense Bella Tadlock arrecadou quase 14 mil dólares com a ajuda de Hamill e seus mais de 3,6 milhões de seguidores, que souberam da história após a postagem em novembro. A prótese, fabricada pela inglesa Open Bionics, ajudará a jovem, que nasceu sem os dedos da mão direita e com o braço esquerdo menor.

"Isso é incrível, é fantástico. Estou tão feliz que você tenha conseguido", disse Hamill sobre a conquista. O ator ainda teve tempo de responder algumas perguntas de Bella sobre o universo Star Wars.

O braço biônico de Bella funciona captando sinais dos músculos restantes no membro. Seu design inspirado em Star Wars é graças a um acordo de licenciamento livre de royalties entre Lucasfilm e Open Bionics.

"É uma mudança de vida completa. Desde que Isabella foi adotada, com algumas semanas de vida, ela teve de superar enormes obstáculos e suportou muitas cirurgias. [...] Agora ela tem uma mão, sem cirurgia nem dor, sou muito grata a Open Bionics e a Clínica Hanger. Bella adora Luke Skywalker porque ele perdeu uma mão e foi adotado como ela", afirmou a mãe de Bella, Pamela Tadlock.

"Estamos muito felizes que Bella esteja amando seu novo braço do R2-D2. E é fantástico que Mark Hamill, que é um exemplo para crianças ao redor do mundo com membros diferentes, seja tão proativo em deixar claro para esses garotos e garotas que eles têm a admiração e apoio de um dos maiores heróis da galáxia", disse a co-fundadora da Open Bionics, Samantha Payne.