Topo

'Mulan' pode ter estreia adiada na China por causa do coronavírus

Liu Yifei interpreta a heroína "Mulan" no live-action da Disney. - Divulgação/Walt Disney
Liu Yifei interpreta a heroína "Mulan" no live-action da Disney. Imagem: Divulgação/Walt Disney

Do UOL, em São Paulo

28/02/2020 11h36

O lançamento mundial da adaptação live-action "Mulan" (veja o trailer abaixo) da Disney, previsto para 27 de março, pode ser adiado na China devido à expansão do coronavírus.

Segundo a Agência AFP, desde que o surto foi detectado em Wuhan, na China, a Comissão Nacional de Saúde informou que o número de vítimas fatais devido a epidemia chega a 2.788. A quantidade de contágios na China Continental, que exclui Hong Kong e Macau, é de 78.824 casos.

Segundo o site The Hollywood Reporter (THR), cerca de 70 mil cinemas foram fechados na China. A medida é uma tentativa de combater a disseminação da Covid-19. Ainda não há confirmação se os cinemas chineses estarão abertos até o lançamento do live-action, mas filmes com alto orçamento como "Jojo Rabbit" e "Dolitte", lançados neste mês, tiveram suas estreias canceladas na região.

Liu Yifei, que interpreta Mulan no longa, atualmente vive em Pequim, mas nasceu em Wuhan, epicentro do coronavírus. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, a atriz disse que é difícil pensar que o lançamento mundial não ocorra no dia 27 de março como previsto, "é realmente pesado para eu pensar nisso".

Ela ainda completou seu desabafo: "As pessoas estão fazendo a coisa certa. Estão sendo cuidadosas consigo mesmas e com os outros. Estou realmente emocionada ao ver como elas não saem há semanas. Estou esperando um milagre e que isso termine em breve".

Ainda de acordo com a THR, a atriz foi escolhida entre mais de 1.000 participantes para interpretar Hua Mulan, uma das personagens mais famosas da Disney. Liu chegou a Los Angeles para as gravações antes de o vírus ser considerado uma ameaça. Ela explicou que não tem familiares ou amigos que foram afetados pelo coronavírus.