Topo

Atriz de filme da Disney morre de câncer aos 15 anos

Nikita Pearl Waligwa no filme "Rainha de Katwe" - Reprodução/Disney
Nikita Pearl Waligwa no filme "Rainha de Katwe" Imagem: Reprodução/Disney

Do UOL, em São Paulo

16/02/2020 11h01Atualizada em 16/02/2020 16h01

A atriz Nikita Pearl Waligwa, que estrelou o filme da Disney "Rainha de Katwe", morreu aos 15 anos após ser diagnosticada com um tumor no cérebro.

No filme, Nikita Pearl interpreta Gloria, uma das colegas da protagonista em clube de xadrez. A obra, baseada em uma história real, conta a história de Phiona, garota nascida em uma favela de Uganda reconhecida como um prodígio no jogo de xadrez. Gloria é uma das principais jogadoras do grupo e uma das personagens mais carismáticas

A produção, que estreou nos cinemas em 2016, conta com atuação da vencedora do Oscar Lupita Nyong'o, que interpreta a mãe de Phiona.

O diagnóstico

Os médicos descobriram o tumor ainda em 2016. Um ano depois do tratamento, ela foi declarada livre do câncer, mas pouco tempo depois acabou diagnosticada com outro tumor no cérebro.

Após o primeiro diagnóstico, a diretora do filme, Mira Nair, pediu ao público para ajudar a cobrir o custo de seu tratamento na Índia.

Nikita, no entanto, acabou morrendo ontem à noite no hospital de Naalya, Kampala, segundo a mídia de Uganda e o Daily Mail.

Assim que a notícia ganhou o noticiário, os fãs foram às mídias sociais para compartilhar tributos à estrela.

Matics escreveu: "Que Deus lhe conceda a paz eterna. Ela era minha atriz preferida no filme". Mukiga acrescentou que ela "será lembrada pelo excelente trabalho que fez na 'Rainha de Katwe'".

Fawole John Oyeyemi escreveu: "Minha parte favorita do filme foi quando ela gritou no salão de jogos do torneio: 'Ele levou minha rainha!' Que sua alma descanse."

DJ DenzelUG disse que "é especialmente triste quando alguém tem 15 anos e muito potencial. Descanse em paz Nikita Pearl Waligwa aka Gloria."