Topo

Rose McGowan critica Natalie Portman por look feminista no Oscar: 'Fraude'

Natalie Portman - Getty Images
Natalie Portman Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/02/2020 16h17

A atriz Rose McGowan, uma das primeiras a denunciar o produtor Harvey Weinstein, criticou a colega de profissão Natalie Portman pelo look feminista usado na cerimônia do Oscar 2020, o que McGowan avaliou como uma "fraude".

Portman usou uma capa no qual apareciam os sobrenomes das cineastas esnobadas pela Academia: Lorene Scarfaria ("As Golpistas"), Lulu Wang ("A Despedida"), Greta Gerwig ("Adoráveis Mulheres"), Mati Diop (Atlantique), Marielle Heller ("Um Lindo Dia na Vizinhança"), Melina Matsoukas ("Queen & Slim"), Alma Har'el ("Honey Boy") e Céline Sciamma ("Retrato de uma Jovem em Chamas").

Para McGowan, a iniciativa não foi nada corajosa e mostrou apenas Portman representando um "papel".

"[É] O tipo de protesto que recebe elogios da grande mídia por sua bravura. Corajoso? Não, nem de longe. Mais como uma atriz representando o papel de alguém que se importa, como muitas fazem", escreveu McGowan no Facebook.

Rose McGowan - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Rose McGowan
Imagem: Reprodução/Instagram

"Não estou escrevendo isso com amargura, estou escrevendo com nojo. Eu só quero que ela e outras atrizes mostrem que se importam", completou.

A atriz ainda apontou que Portman trabalhou com poucas mulheres cineastas na carreira. "O que há com atrizes do seu tipo? Vocês, do escalão 'A', podem mudar o mundo caso se posicionem em vez de ser o problema", escreveu McGowan. "Sim, você, Natalie. Você é o problema. O apoio falso de outras mulheres é o problema."

Para McGowan, Portman é uma "fraude", já que ela "não diz nada e não faz nada". A atriz ainda sugere que a vencedora do Oscar por Cisne Negro "pendure seu casaco de ativista".

"Não existe uma lei que diga que você precisa contratar mulheres, trabalhar com mulheres ou apoiar mulheres. Ainda assim, você sabe [que é necessário] ", finalizou McGowan. "Mas estou dizendo para parar de fingir que você é algum tipo de campeã por algo que não seja você. Quanto a mim, estarei aqui levantando minha voz e lutando por mudanças sem qualquer compensação. Isso é ativismo. "