Topo

Do Instagram ao SAG: como Jennifer Aniston voltou ao topo após os 50 anos

19.01.2020 - Jennifer Aniston recebe o seu SAG Award por The Morning Show - Getty Images for Turner
19.01.2020 - Jennifer Aniston recebe o seu SAG Award por The Morning Show Imagem: Getty Images for Turner

Caio Coletti

Do UOL, em São Paulo

11/02/2020 04h00

O dia 11 de fevereiro marca o aniversário de uma das estrelas de Hollywood mais queridas do público e, especialmente, dos fãs de "Friends": estamos falando de Jennifer Aniston, é claro. A americana completa 51 anos hoje, e está desfrutando de um dos melhores momentos de sua carreira.

Alguns anos atrás, no entanto, era difícil imaginar que ela estaria de volta ao topo. Em 2014, Aniston foi elogiada pelo papel dramático em "Cake: Uma Razão Para Viver", mas a campanha por uma indicação ao Oscar não deu certo — e a partir daí o brilho dela parece ter se apagado um pouco.

Filmes como "Quero Matar Meu Chefe 2", "O Maior Amor do Mundo, Cegonhas", "A Última Ressaca do Ano" e "Pássaros Amarelos" não convenceram o público e nem a crítica. A fase ruim culminou em 2018, quando Aniston anunciou que ia se separar do marido Justin Theroux.

No entanto, a virada foi rápida. No último ano inteiro, Jennifer Aniston não saiu da boca do povo, e não estamos falando só daquela foto com o ex Brad Pit no SAG Award. Confira tudo o que ela realizou em seu primeiro ano depois dos 50.

1º passo: dominar a Netflix

Poucos dias antes do aniversário de 50 anos de Aniston, em 8 de fevereiro de 2019, a plataforma de streaming lançou o filme "Dumplin' no Brasil". A charmosa comédia trazia a atriz como uma ex-miss que se vê às voltas com uma filha fora dos padrões, que por sua vez decide confrontar o sistema dos concursos de beleza, se inscrevendo em um por pura rebeldia.

A carismática performance de Aniston conquistou o público, mas o sucesso de "Dumplin" acabou sendo só uma "prévia" para o fenômeno "Mistério no Mediterrâneo", que estrelou ao lado de Adam Sandler. Uma comédia no melhor estilo Sessão da Tarde, o longa foi visto por mais de 30 milhões de contas nos primeiros três dias após seu lançamento, em junho, batendo recorde na plataforma.

Repetir a dobradinha com Sandler, com quem estrelou "Esposa de Mentirinha" em 2011, foi uma decisão perfeita para impulsionar o ano de 2019 da atriz. E a Netflix quer mais Aniston em seu catálogo, já que uma continuação de "Mistério no Mediterrâneo" está em desenvolvimento.

And now we're Instagram FRIENDS too. HI INSTAGRAM

Uma publicação compartilhada por Jennifer Aniston (@jenniferaniston) em

2º passo: "quebrar" o Instagram

Em outubro de 2019, era impossível não falar de Jennifer Aniston nas redes sociais. No dia 15, a estrela fez sua estreia no Instagram, criando um perfil e postando a sua primeira foto, já de cara uma reunião com os colegas de Friends, Lisa Kudrow (Phoebe), David Schwimmer (Ross), Courteney Cox (Monica), Matthew Perry (Chandler) e Matt LeBlanc (Joey).

A chegada da estrela na rede social foi tão estrondosa que sua conta chegou a sair do ar, devido ao volume formidável de visitas e "seguidas". Com um tempo de 5 horas e 16 minutos, ela bateu o recorde (certificado pelo Guinness!) de usuário que mais rápido alcançou 1 milhão de seguidores no Instagram.

Atualmente, mais de 27 milhões de internautas seguem as atualizações dela na rede social. Foi só por um tempo e só uma parte dela, mas Jennifer Aniston já pode dizer que "quebrou a internet".

3º passo: arrasar na TV (e nas premiações)

Para completar um 2019 vitorioso, Aniston seguiu a deixa de colegas como Reese Witherspoon e Nicole Kidman ao migrar do cinema para a TV — e, inclusive, testar sua força como produtora. "The Morning Show" estreou em 1º de novembro como o carro-chefe da Apple TV+, a plataforma de streaming da empresa responsável pelo iPhone, e logo se tornou uma queridinha do público.

A série aborda assuntos quentes do momento ao retratar o caos no estúdio de um popular programa matinal quando um dos âncoras, Mitch Kessler (Steve Carrell), é acusado de assédio sexual. Com um clima de "novelão", "The Morning Show" confia muito em Aniston, que interpreta a colega de bancada de Mitch, Alex Levy, para segurar as pontas do drama.

A atriz mostrou que estava à altura do desafio aos olhos da crítica. O resultado foi uma indicação ao Globo de Ouro e uma vitória no SAG, o prêmio do sindicato dos atores de Hollywood. Foi a primeira estatueta "solo" do SAG que Aniston venceu em sua carreira, e chegou 24 anos depois de ela dividir o prêmio de melhor elenco em série cômica com os colegas de Friends, em 1996.

Depois de um 2019 desses, Aniston merece mesmo "parabéns" — e não é só por ser seu aniversário.