Topo

Vídeo mostra Carrie Fisher "voltando" para encerrar suas cenas em Star Wars

Irmão de Carrie Fisher encontra carta sobre a morte escrita por ela - Foto: Reprodução/Instagram - Irmão de Carrie Fisher encontra carta sobre a morte escrita por ela - Foto: Reprodução/Instagram
Irmão de Carrie Fisher encontra carta sobre a morte escrita por ela - Foto: Reprodução/Instagram Imagem: Irmão de Carrie Fisher encontra carta sobre a morte escrita por ela - Foto: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, de São Paulo

04/02/2020 20h00

Carrie Fisher "voltou" para encerrar a sua participação em A Ascensão Skywalker, filme que encerrou a saga iniciada com George Lucas em 1977. A atriz, que morreu em dezembro de 2016, foi inserida digitalmente no longa pela equipe da Industrial Light & Magic.

Em um vídeo publicado nesta semana no YouTube, a equipe de efeitos digitais do filme mostrou como usaram cenas descartadas de O Despertar da Força para colocar Fisher como General Leia em A Ascensão Skywalker. Um dos trechos mostra que os cabelos e as roupas de Fisher no novo filme foram criados digitalmente.

Para as cenas de flashback, que mostraram Luke Skywalker (Mark Hamill) e Leia praticando combate com sabre de luz, uma técnica semelhante foi usada. A ILM capturou imagens dos atores em O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi para recriar seus rostos em computador.

Fisher teria desempenhado um papel maior em A Ascensão Skywalker, mas os planos foram alterados quando a atriz morreu repentinamente durante uma viagem de avião, logo depois de terminar o trabalho em Os Últimos Jedi. "Era impossível. Não havia como. O que você vai fazer? Você não pode reformular essa parte e não fará com que ela desapareça", disse o diretor J. J. Abrams no ano passado durante a Star Wars Celebration em Chicago.

"A idéia era: e se pudéssemos escrever cenas ao seu redor, para que ela pudesse estar no filme e termos sua performance?", ele acrescentou. "Todo dia me ocorre que ela não está aqui, mas é tão surreal porque ainda estamos trabalhando com ela", ponderou.

No vídeo publicado pela ILM também é possível ver como a empresa criou vários dos grandes momentos de A Ascensão Skywalker: a corrida de Rey (Daisy Ridley) pelo deserto, seu duelo com Kylo Ren (Adam Driver) no esqueleto da Estrela da Morte no mar e o batalha climática entre a Resistência e a Ordem Final.

A Ascensão Skywalker foi indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais na cerimônia deste ano, que acontece no próximo dia 9. Veja: