Topo

Andy Gill, guitarrista da banda Gang of Four, morre aos 64 anos

O guitarrista Andy Gill, do Gang of Four - Reprodução/Twitter
O guitarrista Andy Gill, do Gang of Four Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

01/02/2020 15h45

Andy Gill, guitarrista e um dos fundadores da banda de pós-punk Gang of Four, morreu hoje por problemas respiratórios. A informação foi confirmada pelo grupo, que lamentou a perda do seu líder no Twitter.

"É muito difícil escrever isso para nós, mas nosso grande amigo e líder supremo morreu hoje", começa a declaração.

"A última turnê de Andy em novembro foi a única maneira de ele se curvar: com um Stratocaster no pescoço, gritando com o coro [dos fãs] e ensurdecendo a fila da frente".

A Gang of Four ainda afirmou que ele estava trabalhando no próximo álbum e turnê, mesmo doente numa cama do hospital.

"Vamos nos lembrar dele pela gentileza e generosidade, sua inteligência corajosa, piadas ruins e histórias loucas. E aconteceu dele ser um tipo de gênio também", acrescenta o comunicado.

"Um dos melhores, sua influência na guitarra e seu processo criativo foi inspirador para nós, assim como para todos que trabalharam com ele", completa.

Gill tocou na Gang of Four desde o início do grupo de Leeds, em 1976, ao lado dos integrantes originais Jon King, Dave Allen e Hugo Burnham. O primeiro single foi lançado em 1978, Damaged Goods.

Mesmo com diversas mudanças de integrantes, ele se manteve firme como frontman da banda britânica. Seu último trabalho foi o disco Happy Now.