Topo

Secretário é demitido por espetáculo com cenas gays no CE; artistas rebatem

Cena do Erotic Circus Show - Alan Lira
Cena do Erotic Circus Show Imagem: Alan Lira

Caio Coletti

Do UOL, em São Paulo

21/01/2020 10h56

Resumo da notícia

  • Secretário de Cultura de Eusébio, no CE, teve exoneração anunciada nas redes sociais
  • Decisão ocorreu após espetáculo Erotic Circus Show, que contém cenas sensuais, incluindo entre casais gays
  • Prefeito disse que o show "feria a ética, os princípios religiosos e a moral"
  • Em nota, artistas disseram que espetáculo ocorreu na madrugada, com classificação indicada para maiores de 18
  • Equipe da Convenção também expressou repúdio à decisão, que caracterizou como censura

O prefeito da cidade de Eusébio, no Ceará, anunciou pelas redes sociais a exoneração do seu secretário de cultura, Léo Abreu, após a realização de um evento circense em que um dos espetáculos, intitulado Erotic Circus Show, trazia cenas sensuais, incluindo entre casais homossexuais.

Acilon Gonçalves (PR) apareceu em um vídeo nas suas redes explicando a decisão. O prefeito disse que a responsabilidade de organizar eventos culturais é da secretaria, e que a Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo "ocorreria normalmente" não fossem o que chamou de "deturpações graves" em um dos espetáculos.

Gonçalves acusou a apresentação do Erotic Circus Show de "ferir a ética, os princípios religiosos e a moral". Após anunciar a exoneração de Abreu, o prefeito ainda disse que ia tomar "controle total" da Secretaria de Cultura e de outras áreas do governo, dizendo que analisaria "um a um, pessoalmente" os eventos planejados para evitar que algo similar acontecesse de novo.

Cena do Erotic Circus Show - Alan Lira - Alan Lira
Imagem: Alan Lira

O elenco do Erotic Circus Show liberou uma nota de repúdio ao UOL. Os artistas esclareceram que a apresentação ocorreu por volta da 1h da manhã, e que tinha classificação indicativa recomendada para maiores de 18 anos.

Além disso, apontaram que a Convenção tinha a proposta de "contemplar o público infantil, jovem e adulto, segundo as leis referentes aos horários e classificações, também oferecendo, exclusivamente, as noites temáticas: Noite Preta, Noite Feminina e Noite LGBTQ+".

"Nosso coletivo é contra qualquer forma de censura, LGBTfobia, racismo e qualquer outro tipo de preconceito, e declara também total apoio à diversidade e à produção do evento", escreveram.

A própria organização da Convenção, juntamente ao Fórum Nordestino de Circo, expressou sua "indignação" com a decisão do prefeito em nota publicada no Facebook, dizendo que "todo o processo de programação e curadoria da se deu de modo a respeitar os trâmites legais, o diálogo com a cidade e o respeito à diversidade".

O texto ainda alega que "as imagens e acusações que têm circulado (sem a autorização necessária) em sites e portais nos últimos dias sobre [o Erotic Circus Show] se reconduzem a falas fora de contexto, que incidem em temas graves como censura e homofobia, e infelizmente somam-se a uma série de acontecimentos da mesma natureza em outras áreas da cultura por todo o país".

"Seguiremos fortes, levando alegria e provocando pensamento através da arte! Viva o circo brasileiro!", completaram, incluindo uma hashtag "contra a censura em Eusébio". A prefeitura do município não respondeu pedido de comentário do UOL.