Topo

Piada com Obama e reuniões com a CIA: Equipe revela segredos de Homeland

Claire Danes em "Homeland" - Reprodução
Claire Danes em "Homeland" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

19/01/2020 04h00

A série Homeland, exibida nos EUA pelo canal Showtime e no Brasil pela Globo, estreia lá fora sua 8ª e última temporada no dia 9 de fevereiro, depois de ter marcado a televisão com altos índices de audiência, ganhado diversos prêmios e arrebanhado fãs no alto escalão da política, como as famílias Obama e Clinton. Em uma longa entrevista à revista The Hollywood Reporter, a equipe da série, incluindo os criadores Howard Gordon e Alex Gansa, e os protagonistas, Claire Danes e Damian Lewis, contaram curiosidades sobre os bastidores do seriado.

Lewis, por exemplo, lembrou uma ocasião em que fez uma piada com o presidente Barack Obama. "Donald Trump e outros da direita [política] estavam criando essa ideia que o Obama tinha nascido no Quênia, então eu peguei o DVD da primeira temporada e, com ironia, escrevi uma mensagem".

A mensagem dizia: "De um muçulmano para outro".

"Foi uma coisa muito britânica de se fazer, mas inflamou. Duas semanas depois eu mandei um e-mail para o Jay Carner [Secretário de Imprensa da Casa Branca]. 'Por favor me diga que o presidente entendeu minha piada!'. O Jay disse: 'Sim, ele entendeu. Está tudo bem'", complementou o ator.

Outra história compartilhada pela equipe foi sobre um encontro que eles tiveram com agentes reais da CIA, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos.

"Um encontro foi organizado entre o elenco, a emissora e a CIA em Langley [cidade no estado norte-americano da Virgínia]. Eles confiscaram nossos telefones, e nossa equipe inteira ficou sentada em torno de talvez 50 agentes da CIA", relatou Gary Levine, vice-presidente-executivo de programação original do Showtime na época.

O então presidente de entretenimento do Showtime, David Nevins, também comentou o episódio. "John Brennan, que mandava na CIA na época, saiu no meio e disse: 'Eu não sei o que sua série é, mas importa para o meu pessoal".