Topo

Oscar 2020: saiba onde assistir à cerimônia

Foto oficial do Oscar 2019 - Divulgação
Foto oficial do Oscar 2019 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

14/01/2020 04h00

Já começou o esquenta para o Oscar 2020! A 92ª edição da maior premiação do cinema mundial não terá apresentador pelo segundo ano consecutivo. Em 2019, Kevin Hart deixou o posto após uma polêmica com tuítes homofóbicos, e uma série de celebridades se revezou no palco do Dolby Theatre, Los Angeles.

Quando e onde será o Oscar?

A 92ª edição do Oscar está marcada para 9 de fevereiro no Dolby Theatre, em Hollywood. A cerimônia começa às 22h.

Quais são os filmes indicados?

Os indicados foram anunciados no dia 13 de janeiro, com destaque para Coringa, de Todd Phillips (11 indicações). O Irlandês, de Martin Scorsese, Jojo Rabitt, de Taika Waititi, e 1917, de Sam Mendes, disputam em dez categorias cada. Veja a lista completa de indicados.

Quais são os favoritos?

As apostas sobre os queridinhos da temporada seguem aquecidas, principalmente após o 77º Globo de Ouro, realizado no último domingo (5). Era Uma Vez Em... Hollywood, de Quentin Tarantino, levou para casa três troféus: filme de comédia ou musical, roteiro e ator coadjuvante para Brad Pitt.

Empatados com ele, com dois prêmios, ficaram Coringa, que levou a melhor nas disputas de melhor ator de drama (Joaquin Phoenix) e trilha sonora (Hildur Guðnadóttir), e Rocketman, vencedor de melhor ator em comédia (Taron Egerton) e canção original (I'm gonna love me again, de Elton John).

O Brasil estará no Oscar?

O Brasil disputa o Oscar de melhor documentário. Democracia em Vertigem, dirigido por Petra Costa e distribuído pela Netflix, está entre os cinco indicados da premiação na categoria.

Entre os dez finalistas para concorrer a uma indicação a melhor filme internacional (antiga categoria de melhor filme estrangeiro), A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, não passou para a próxima etapa. Lembre a trajetória do Brasil na premiação.

Onde assistir ao tapete vermelho do Oscar?

O canal pago E! faz uma longa transmissão da chegada das estrelas no tapete vermelho, a partir das 18h10.

E a cerimônia de premiação?

O canal fechado TNT começará a transmissão a partir das 20h30.

A Globo irá transmitir ao vivo o final da cerimônia após o jogo Brasil x Argentina pelo Pré-Olímpico de Tóquio 2020. Na sequência da programação, será exibida a reprise da 92ª edição da premiação completa.

Pelo terceiro ano consecutivo, a transmissão será comandada por Maria Beltrão com comentários do jornalista Arthur Xexéo e da atriz Dira Paes.

A novidade deste ano é a edição especial do programa "Fora de Hora", com os personagens de Marcelo Adnet, Renata Gaspar, Paulo Vieira, Julia Rabello e Luís Lobianco pelo Globoplay. A transmissão ao vivo terá duração de seis horas, a partir das 20h.