Topo

Noah Baumbach e Greta Gerwig são primeiro casal a disputar Oscar de filme

A atriz e diretora Greta Gerwig e Noah Baumbach - Valerie Macon/AFP
A atriz e diretora Greta Gerwig e Noah Baumbach Imagem: Valerie Macon/AFP

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

13/01/2020 11h19

A disputa de melhor filme no Oscar 2020 colocou, pela primeira vez, um casal de diretores em lados opostos. Trata-se de Noah Baumbach e Greta Gerwig, que concorrem ao prêmio com História de Um Casamento e Adoráveis Mulheres, respectivamente.

O mais próximo que isso já chegou de acontecer no Oscar foi em 2010, quando Kathryn Bigelow e James Cameron concorreram por Guerra ao Terror e Avatar. Eles, no entanto, já estavam separados há muito tempo —e Bigelow saiu com os prêmios de filme e direção.

No caso de Baumbach e Gerwig, a disputa não ocorre em duas frentes. Apesar de muito cotados, os cineastas ficaram de fora da lista de indicados a melhor diretor, que neste ano foi mais uma vez composta exclusivamente por homens.

Parcerias

O "primeiro casal" do cinema se conheceu em 2009, no set do filme Greenberg, dirigido por Baumbach. Eles, no entanto, só foram começar a namorar em 2011 — e depois repetiram a parceria nos filmes Frances Ha e Mistress America.

Hoje, eles são pais de um filho de dez meses, Harold, e têm um novo projeto em comum: um filme baseado na boneca Barbie, que será dirigido por Gerwig e roteirizado por Baumbach.

Antes, porém, os dois vão cumprir todo o circuito das principais premiações do cinema — e o fato de estarem competindo por filmes diferentes tem rendido situações inusitadas, conforme Baumbach contou para a revista The Hollywood Reporter em dezembro.

"Eles me perguntam 'quem você quer levar como convidado?' E eu penso 'como assim?' antes de saber que a Greta está na mesa da Sony. Só esperamos conseguir ficar perto o suficiente para conseguirmos alcançar um ao outro".