Topo

Indicação de Democracia em Vertigem ao Oscar racha a web; veja reações

Dilma vira meme após indicação de Democracia em Vertigem ao Oscar  - Reprodução
Dilma vira meme após indicação de Democracia em Vertigem ao Oscar Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/01/2020 13h04

A indicação de Democracia em Vertigem para o Oscar de melhor documentário dividiu a internet brasileira. Memes, e reações a favor e contra a escolha tomaram o Twitter no início da tarde de hoje.

O clima de rivalidade política fez com que o nome do documentário, dirigido por Petra Costa e distribuído pela Netflix, rapidamente se tornasse um dos mais citados. O filme concorre com Indústria Americana, The Cave, For Sama e Honeyland.

Em Democracia em Vertigem, Costa faz um retrato do processo que tirou Dilma da presidência do Brasil, em 2016, a partir de um ponto de vista pessoal, misturando sua história familiar com a trajetória política do país. A história começa a ser contada a partir do primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, e segue analisando a posterior crise política no Brasil.

Crítico de cinema do UOL, Roberto Sadovski frisa que a produção brasileira está longe de ser imparcial. "Democracia em Vertigem surge mais como manifesto do que como documentário. O que é perfeito, já que a diretora, mais do que qualquer outro cineasta pátrio, traz as credenciais para fazer essa jornada no tempo e pelos bastidores do poder. Neta dos fundadores da empreiteira Andrade Gutiérrez, ela faz parte da mesma elite que dá as cartas na política nacional desde sempre - os "donos do Brasil", confortáveis em fortunas passadas de geração em geração, onipresentes no agronegócio, em construtoras, na estrutura financeira do país", conta ele, em sua crítica.

Veja as reações: