Topo

Warner vai usar inteligência artificial para ter mais sucesso no cinema

Godzilla luta com King Ghidorah em Boston, nos Estados Unidos - Divulgação
Godzilla luta com King Ghidorah em Boston, nos Estados Unidos Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/01/2020 22h47

A Warner Bros. firmou um acordo com a empresa Cinelytic para usar um sistema de inteligência artificial que aumenta a chance de projetos bem-sucedidos no cinema. As informações são do THR.

Pode parecer complicado, mas a escolha é simples: o programa criado há três anos reduz o trabalho de pesquisa dos executivos e divulga parâmetros recomendados para marketing e distribuição de projetos, por exemplo.

Claro que a plataforma não vai conseguir adivinhar que um filme como Coringa vai ultrapassar US$ 1 bilhão na bilheteria, mas consegue identificar atores que mais se encaixam no perfil do personagem —e que vai dar mais bilheteria—, melhor forma para comercializar o projeto e até uma data de lançamento que aumente o lucro da Warner.

"O sistema pode calcular em segundos o que costumava levar dias para ser avaliado por um ser humano quando se trata de avaliação geral de pacotes de filmes ou do valor de uma estrela", avalia Tobias Queisser, fundador da Cinelytic.

Outros estúdios já estão usando a mesma plataforma, que tem sido válida principalmente na hora de escolher filmes cujo potencial de compra para distribuição seja alto.

A Warner, por exemplo, poderia ter usado o produto da Cinelytic em Rainhas do Crime, Godzilla 2: O Rei dos Monstros e Shaft, que foram fracassos em 2019.