Topo

O que já sabemos sobre 1917, o filme azarão do Globo de Ouro

George MacKay e Dean-Charles Chapman em 1917 (2019) - Divulgação
George MacKay e Dean-Charles Chapman em 1917 (2019)
Imagem: Divulgação

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

07/01/2020 04h00

1917 surpreendeu até mesmo sua própria equipe ao levar o Globo de Ouro como melhor filme dramático. Por aqui, o longa de Sam Mendes só chega em 23 de janeiro, com sessões prévias em 18 e 19 de janeiro, confirmadas após a importante vitória na abertura da temporada de premiações.

Mas o que o azarão 1917 tem para ter desbancado apostas como Coringa, O Irlandês, Dois Papas e História de Um Casamento? Veja tudo o que já sabemos sobre a produção que ganha força na corrida para o Oscar.

Sobre o que é

O filme se passa durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e é focado na história de dois soldados que ao longo do conflito, em 1917, precisam cruzar territórios inimigos para entregar uma mensagem com potencial de salvar 1.500 vidas, incluindo a do irmão de um deles.

A história foi adaptada a partir da memória do diretor de uma história contada por seu avô, Alfred Mendes, que lutou com o Exército Britânico. O avô serviu apenas como inspiração para o diretor criar seus dois personagens principais, Schofield e Blake. Portanto, eles não são pessoas reais.

Além de dirigir, Sam Mendes assumiu pela primeira vez a função de roteirista e também usou uma autobiografia de seu avô para escrever a história. Além de melhor filme dramático, garantiu também o Globo de Ouro de melhor diretor, vinte anos depois de sua primeira estatueta no prêmio por Beleza Americana.

Quando estreia

O filme foi exibido pela primeira vez em 4 de dezembro em Londres, no Royal Film Performance, com a presença de integrantes da família real. 1917 também já teve uma estreia limitada nos Estados Unidos e Canadá em 25 de dezembro. No Brasil, o filme chega ao circuito comercial somente em 23 de janeiro, mas a Universal confirmou sessões antecipadas para os dias 18 e 19 de janeiro.

O que diz a crítica?

O filme de Sam Mendes foi elogiadíssimo pela crítica. Roberto Sadovski, colunista do UOL, colocou o épico de guerra na lista dos dez melhores filmes de 2019. "1917 terminou como a produção tecnicamente mais complexa do ano, uma experiência de guerra quase imersiva que encontra em um gênero tão antigo quanto o cinema espaço para inovar", avaliou o crítico. "Sam Mendes cria um filme tenso, emocionante e profundamente comovente", diz Caryn James, da BBC. "Impressionante, emocionante, ensopado de sangue e lama, imersivo e inesquecível", resumiu Richard Roeper, do Chicago Sun Times.

Quem está no filme?

Dean-Charles Chapman, um dos protagonistas, será reconhecido por fãs de Game Of Thrones, já que esteve em quatro temporadas da série da HBO. Já George MacKay, o outro protagonista, é um rosto relativamente desconhecido — seu maior papel até então tinha sido em Capitão Fantástico (2016).

Entre os figurões do elenco de 1917, estão Benedict Cumberbatch e Colin Firth na pele de um coronel e um comandante, respectivamente.

O que mais você precisa saber?

Montado como se fosse um plano-sequência, 1917 usa uma técnica imersiva que causa a sensação de que o espectador está acompanhando ativamente a aventura dos dois soldados. Se puder, invista um pouco mais no ingresso para assistir em uma sala com qualidade de imagem e som melhores que o padrão.

Veja o trailer

1917 - Trailer Final

UOL Entretenimento