Topo

Lady Gaga diz ter trauma e dores intensas por ter sido estuprada aos 19

Lady Gaga venceu uma estatueta do Oscar em 2019 pela música "Shallow", do filme "Nasce uma estrela" - Mike Segar/Reuters
Lady Gaga venceu uma estatueta do Oscar em 2019 pela música "Shallow", do filme "Nasce uma estrela" Imagem: Mike Segar/Reuters

Do UOL, em São Paulo

05/01/2020 17h04

Em conversa com a apresentadora Oprah Winfrey, Lady Gaga revelou ter desenvolvido estresse pós-traumático por ter sido estuprada aos 19 anos. Hoje aos 33, a cantora nova-iorquina explicou que não fez acompanhamento médico com um psicólogo ou psiquiatra para lidar com o abuso - que, segundo ela, foi cometido por alguém que conhecia.

"Fui estuprada repetidamente quando tinha 19 anos de idade. Eu desenvolvi estresse pós-traumático como resultado destes estupros e por não ter lidado com o trauma", contou Gaga.

"De repente, eu me tornei uma estrela e estava viajando o mundo. Ia de um quarto de hotel para uma limusine, e da limusine para o palco. Eu nunca lidei com o trauma, e de repente comecei a sentir uma dor intensa e inacreditável que se espalhava por todo o meu corpo, e que se parecia muito com o que senti quando fui estuprada", completou a cantora.

Lady Gaga sofre de fibromialgia, síndrome que se manifesta com dores musculares por todo o corpo. A vencedora do Oscar pela música "Shallow" acredita que a doença pode ter relação direta com o trauma causado pelo abuso que sofreu. Ela disse que estava com dores que iam "da cabeça aos dedos dos pés" enquanto conversava com Oprah, por exemplo.

"Eu descobri que a fibromialgia pode ser tratada com terapia para saúde mental. Saúde mental é uma condição médica e deveria ser tratada como uma condição médica. Não é algo que devemos ignorar", explicou. Gaga e Oprah conversaram sobre saúde mental por cerca de uma hora.

No fim, a apresentadora perguntou quando os fãs podiam esperar um novo álbum da cantora. "Nós estamos aqui conversando sobre autocuidado, mas eu ainda vou fazer música, não se preocupem", respondeu Gaga.