Topo

5 razões pelas quais você também vai pirar com Frozen 2

Anna e Elsa em Frozen 2 - Reprodução / Walt Disney
Anna e Elsa em Frozen 2 Imagem: Reprodução / Walt Disney

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

01/01/2020 04h00

Frozen 2 só estreia no Brasil amanhã (2), mas já é um sucesso. O filme já fez US$ 1,220 bilhão nas bilheterias do mundo todo, e está bem perto de (merecidamente) arrecadar mais do que a primeira aventura de Elsa e Anna, que saiu de cartaz US$ 1,247 bilhão.

Nós já assistimos à nova animação da Disney e podemos garantir: você não vai sair do cinema decepcionado. Abaixo, listamos os 5 motivos pelos quais a sequência de Frozen vai conquistar seu coração.

Uma história emocionante — e mais sombria

Depois de se reconectar com seus poderes e com sua irmã, Elsa agora tem outro desafio para lidar: com tudo em ordem no reino de Arendelle, ela começa a ouvir uma voz que a chama — o que fará com que ela, Anna e companhia deem início a uma nova jornada.

A estrutura narrativa guarda semelhanças com a do primeiro filme, mas a trama caminha por questões mais profundas e sombrias, o que, por vezes, confere ao filme um tom melancólico (mas não muito — ainda é um filme para crianças, afinal). Elsa e Anna são obrigadas a confrontar os fantasmas que assombram sua família, a lidar com sentimentos de luto e culpa e a encarar questões de preconceito e exclusão. No fim, é uma história surpreendentemente madura sobre como carregamos mesmo sem querer os erros do passado e, às vezes, precisamos corrigi-los para seguir em frente. É difícil não se emocionar.

Olaf mais engraçado do que nunca

Boneco de neve Olaf em cena de "Frozen - Uma Aventura Congelante" (2013) - Divulgação - Divulgação
Olaf em Frozen
Imagem: Divulgação

O boneco de neve que adora abraços quentinhos rouba a cena sempre que aparece, e está ainda melhor no novo filme. Na voz de Josh Gad (em inglês) ou na de Fábio Porchat (em português), ele é responsável pelos momentos mais engraçados do longa, incluindo um hilário resumo de tudo o que aconteceu no primeiro filme e uma inspirada sequência de questionamentos existenciais. Mas não se engane: ele também vai te fazer chorar um pouquinho — e tudo bem.

Visual de encher os olhos

Vindo seis anos depois do original, era natural que o Frozen 2 se beneficiasse de técnicas mais avançadas de animação. A nova animação, no entanto, consegue expandir seu visual para além do esperado, abusando de cenas belíssimas (e, certamente, que exigiram muito dos animadores). Há sequências deslumbrantes, riquíssimas em detalhes visuais que se expressam por meio de luzes e brilhos, e criaturas fascinantes como um animal inteiramente feito de água.

Músicas grudentas

Passou anos sem conseguir tirar Let It Go (ou Livre Estou) da cabeça? Prepare-se, pois o novo filme vem com mais canções chicletes, a começar por Into the Unknown, que por aqui virou Minha Intuição. E, para quem for ouvr a trilha fora do cinema, vale notar que algumas das músicas ganharam versões interpretadas por grupo como Panic! At the Disco e Weezer.

Um universo expandido

Frozen 2 faz, ainda, um bom trabalho ao expandir o universo estabelecido pelo primeiro filme. Somos apresentados a uma comunidade inteiramente nova, a uma nova criatura fofa (a salamandra Bruni) e a novas locações que não só funcionam dentro da história que já conhecíamos como também acrescentam novas camadas a ela. As adições ainda atendem, claro, a um interesse comercial por parte da Disney, abrindo caminhos para uma nova sequência — que não é exatamente improvável, dado o sucesso que o segundo filme já conquistou.