Topo

DiCaprio protesta contra garimpo em áreas indígenas no Brasil: "massacre"

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/12/2019 14h38

Após ser acusado por pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de doar dinheiro para "tacar fogo na Amazônia", Leonardo DiCaprio voltou a falar sobre a preservação da floresta brasileira.

No Instagram, o ator postou a foto de uma mensagem dos povos Yanomami e Ye'kwana, que pedem pela retirada do garimpo em suas terras. Ao legendar a publicação, o vencedor do Oscar protestou contra a invasão ilegal do território indígena.

"Uma poderosa mensagem dos povos Yanomami e Ye'kwana do norte do Brasil para o mundo. Apesar das leis brasileiras tornarem ilegal a mineração nas terras indígenas Yanomami, milhares de garimpeiros entraram recentemente no Parque Yanomami, uma das maiores reservas indígenas do Brasil, espalhando malária e contaminando rios com mercúrio", iniciou.

"A invasão ocorre após o corte no orçamento das operações policiais da Amazônia no Brasil, deixando as áreas protegidas vulneráveis à exploração. A última vez que houve uma invasão nessa escala foi na década de 1980, quando cerca de um quinto da população indígena morreu de violência, malária, desnutrição, envenenamento por mercúrio e outras causas. Em um recente Fórum de Liderança Yanomami e Ye'kwana, os líderes da tribo enviaram uma carta às principais autoridades do Executivo e do Judiciário brasileiro: 'Não queremos repetir essa história de massacre', diz o manifesto".

Bolsonaro acusa DiCaprio

Sem provas, o presidente Jair Bolsonaro culpou as ONGs pelas queimadas na Amazônia e ainda criticou o ator Leonardo DiCaprio por doar dinheiro a essas instituições. Segundo declaração de Bolsonaro, em novembro deste ano, as ONGs estariam comprando e divulgando fotos forjadas dos incêndios para receber doações e fazer campanhas "contra o Brasil". "Uma ONG ali pagou R$ 70 mil por uma foto fabricada de queimada", disse o presidente sem citar nomes.

"O que é mais fácil? 'Toca' fogo no mato. Tira foto, filma, manda para a ONG, a ONG divulga, entra em contato com o Leonardo DiCaprio e o Leonardo DiCaprio doa US$ 500 mil para essa ONG. Leonardo DiCaprio, você está colaborando com as queimadas na Amazônia", completou.

Posteriormente, o ator negou ter financiado ONGs investigadas por suposto envolvimento em queimadas na Amazônia, mas afirmou que elas merecem apoio.

"Apesar de merecerem apoio, nós não financiamos as organizações", disse DiCaprio, segundo comunicados divulgados pelas agências de notícias AP e Reuters ontem à noite.