Topo

J. K. Rowling é acusada de transfobia após se posicionar sobre polêmica

J. K. Rowling, autora da saga Harry Potter - Dia Dipasupil/Getty Images
J. K. Rowling, autora da saga Harry Potter Imagem: Dia Dipasupil/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/12/2019 18h26

O nome de J. K. Rowling é um dos assuntos mais comentados de hoje no Twitter do mundo inteiro. A autora de Harry Potter está sendo acusada de transfobia após defender a pesquisadora Maya Forstater, que perdeu o emprego em março após se posicionar contra uma legislação que permitiria que as pessoas trans se identificassem com outros gêneros.

"Vista-se como quiser. Chame a si mesmo do jeito que preferir. Durma com qualquer adulto que puder consentir e quiser você. Viva a sua vida da melhor forma, em paz e em segurança. Mas tirar as mulheres de seus empregos por dizerem que sexo biológico é algo real?", questionou Rowling.

A publicação da autora no Twitter veio acompanhada da hashtag "I Stand With Maya" ("Eu estou com Maya", em tradução livre do inglês para o português), o que deixou claro que se tratava de uma referência ao caso da pesquisadora.

O nome de Rowling logo foi parar nos Trending Topics, a lista de assuntos mais comentados no Twitter - e ainda permanece lá após mais de 8 horas. Uma charge feita por fãs de Harry Potter ainda indicou que os personagens da saga poderiam reprovar o comportamento da autora.

Confira reações contra e a favor da opinião de Rowling: