Topo

Top Gun - Maverick: Veja 9 referências que o trailer faz ao clássico de 86

Do UOL, em São Paulo

17/12/2019 04h00

Pete "Maverick" Mitchell está de volta. Tom Cruise ajeitou o cabelo, separou seu óculos espelhado e está pronto para vestir novamente seu macacão de piloto dos Estados Unidos. O mais novo trailer de Top Gun: Maverick deixou os fãs do filme de 1986 empolgados com a continuação do longa, no qual Cruise reprisa seu papel como o rebelde, porém talentoso piloto. O teaser do novo longa —que estreia por aqui em 9 de julho de 2020— fez várias referências ao clássico.

"Vida...e morte"

O trailer abre nos relembrando como Maverick era "o cara". Uma lenda. E agora é será o instrutor dessa nova safra de pilotos, incluindo o Bradley "Rooster" Bradshaw, vivido por Miles Teller. Quando o narrador diz a palavra "morte", o foco vai justamente para o personagem, filho de Goose, parceiro de Maverick no filme original.

Avião tem freio?

Lembra no filme de 1986, quando Maverick diminui a velocidade do seu caça e engana o inimigo? No novo trailer, vemos nitidamente que o experiente piloto aprontará algumas de suas peripécias no ar mesmo sendo um instrutor.

Cantoria

O novo clipe também mostra que Maverick deve resgatar alguns trechos musicais. Em Top Gun, várias canções embalaram as noites dos pilotos e alguns flertes do protagonista.

Voando invertido

O tal do voo invertido é marcante no filme original de Top Gun e certamente a cena abaixo foi escolhida a dedo para estar presente no trailer.

Os motores falharam!

A dose de drama para um filme com caças de guerra sempre estará ligada aos motores falhando, assim como foi no Top Gun original, justamente no acidente que vitimou Goose. O trailer mostra Maverick em uma cerimônia de enterro militar dando o indício de que este será um tema resgatado mais uma vez nesta sequência.

Esportes!

Os pilotos também precisam de um momento de descontração. Ou simplesmente de mais competição fora de seus caças. No filme original há um embate ríspido de vôlei de praia. No próximo filme, ao que tudo indica, a briga será no futebol americano jogado na praia.

Romance em duas rodas

Uma boa cena romântica sobre uma moto veloz. Já que Kelly McGillis que interpretou Charlie, um romance de Maverick no primeiro filme, afirmou que não participaria do projeto, vemos aqui o piloto e Jennifer Conelly abraçados sobre uma moto em uma cena bem parecida.

Top Gun Maverick Moto - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"Break right!"

Em outra cena icônica de Top Gun, Maverick e Iceman (Val Kilmer) trabalham em conjunto depois de muita briga e competição. Em certo momento, o comando "break right" é justamente o comando que salva os companheiros de time. E não é que no trailer ouvimos o mesmo comando durante uma batalha aérea?

Rasante de Maverick

Uma marca registrada de Maverick são os voos rasantes que deixavam seus instrutores chocados. Desta vez, a última cena do trailer mostra o piloto repetindo o feito, mas com uma aeronave bem mais interessante. O que será que vem por aí?