Topo

Crossfit, corrida e escalada na CCXP: quem disse que geek não é fitness?

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

07/12/2019 04h00

A CCXP 2019 não é exatamente o paraíso das comidas saudáveis, como já contamos aqui. Mas, por incrível que pareça, dá para (tentar) se manter "fit" no evento - ou pelo menos espantar o sedentarismo. São tantas atrações botam o público geek para se mexer que parece até que os estúdios e patrocinadores combinaram um tema não-oficial para o evento. Seria uma forma de compensar pelo tempo que o público fica parado nas filas? Provavelmente não, mas poderia.

A reportagem do UOL rodou a feira e experimentou algumas das atrações fitness, com maior ou menor sucesso. E não se preocupe: dá pra fazer todas elas mesmo que você esteja longe da academia há um tempinho.

Corrida

Os fãs de corrida podem se inspirar no ouriço Sonic e correr em três esteiras colocadas no estande da Paramount. Devidamente protegido por um capacete, você tem dois minutos para permanecer na esteira, na velocidade que preferir. Esta repórter - já no terceiro dia de evento - ficou nos modestos 6 km/h, o suficiente para queimar seis calorias. Nem de longe compensa a junk food que você come no evento, mas é divertido (e você ganha um pôster do filme do Sonic no final).

Crossfit

Se você é adepto do crossfit, a pedida é a ativação de Viúva Negra, no estande da Disney. Você sobe e desce degraus, passa por sacos de boxe, tem de se arrastar no chão para passar por uma grade e ainda precisa enfrentar uma selva de elásticos (enquanto é visto por todos que passam do lado de fora). O único risco é de levar uns tropeções nessa reta final, mas dá para sair de lá sem se sentir (muito) cansado. A recompensa do final é um adesivo com o logo do filme.

Artes marciais

O treinamento Jedi da atração de Star Wars, também na Disney, é feito sob medida para quem curte os filmes e também artes marciais. Foi uma delas - o kendo - que serviu de inspiração para as lutas com sabre de luz. Sob a orientação de dois mestres Jedi e munido de um sabre, você aprende golpes básicos. Dois deles, que requerem que o braço passe por trás da cabeça, são um pouco mais complexos - mas dá para encarar, mesmo sentindo um pouco de vergonha quando um dos mestres tem que te corrigir pela segunda vez. Ao final, você treina uma coreografia de luta com o colega a sua frente (o que é garantia de risadas) e sai com um certificado de conclusão do treinamento.

Escalada

Por motivos de medo de altura, esta atração não foi experimentada pela reportagem. Mas as duas paredes de escalada localizadas no estande do Telecine estavam sempre ocupadas, e com uma grande roda de interessados ao redor. E elas têm um detalhe divertido: projeções feitas para dar a sensação de movimento para quem está escalando. O estande da Cellep também tem uma versão mais modesta do brinquedo.

Spinning

Lembra de 15 Million Merits, o episódio de Black Mirror em que as pessoas passam o dia em bicicletinhas tentando obter pontos para conquistar algo que querem? Você pode ter essa experiência no estande da Netflix, que coloca você para disputar com outras pessoas quem consegue pedalar mais para ganhar mais méritos. A reportagem acabou ganhando por WO, mas conseguiu mais de 230 mil méritos, o que não é nada mau.

Tirolesa

Ok, esta não é propriamente fitness... mas dá aquela sensação de adrenalina para quem gosta. Você pode encontrar uma na atração de Mulan, no estande da Disney, e outra no estande do Globoplay. É bom para ver o público da CCXP do alto.

Caminhada

Não quer fazer nenhuma das atividades? Tudo bem. Só caminhar pelos 115 mil metros quadrados da CCXP - o equivalente a 16 campos de futebol - é um exercício e tanto. Na quinta-feira, a reportagem percorreu mais de 7km entre as 14h e 22h - contando aí 1km para conseguir deixar o São Paulo Expo e encontrar um lugar de onde fosse possível conseguir transporte para voltar para casa. Ao todo, foram mais de 10 mil passos no dia, com poucas pausas para sentar, sendo uma delas o painel de Aves de Rapina, com cerca de uma hora de duração.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Crossfit, corrida e escalada na CCXP: quem disse que geek não é fitness? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade