Topo

Presidente da Funarte diz que rock leva ao aborto e critica novo sertanejo

Dante Mantovani, novo presidente da Funarte - Reprodução/YouTube/Dante Mantovani
Dante Mantovani, novo presidente da Funarte Imagem: Reprodução/YouTube/Dante Mantovani

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

02/12/2019 13h53

Resumo da notícia

  • O maestro Dante Mantovani foi nomeado por Jair Bolsonaro para presidir a Funarte
  • Em seu canal no YouTube, Mantovani disse que o rock "ativa a indústria do aborto"
  • O presidente da Funarte também criticou o sertanejo universitário, em que há muitos apoiadores de Bolsonaro

A internet descobriu o canal do presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes), Dante Mantovani, e transformou em meme as pérolas do maestro, nomeado por Jair Bolsonaro para comandar o órgão público.

Discípulo de Olavo de Carvalho, guru do chefe do Executivo, ele é adepto de teorias da conspiração. A que viralizou hoje no Twitter é a de um vídeo em que ele relaciona o rock à Escola de Frankfurt, que reunia pensadores sobre indústria cultural e as comunicações a partir dos anos 20.

Em vídeo publicado em 30 de outubro deste ano, o maestro, que é doutor em música pela Universidade Estadual de Londrina, tentou explicar como os Beatles e o rock usaram teses da Escola de Frankfurt para "destruir as famílias" com as drogas e o "sexo desenfreado".

"O rock ativa a droga, que ativa o sexo, que ativa a indústria do aborto, que, por sua vez, alimenta uma coisa muito mais pesada, que é o satanismo. O próprio John Lennon disse abertamente, mais de uma vez, que ele fez um pacto com o diabo para fazer sucesso", afirmou Mantovani.

O novo presidente da Funarte também falou em seu vídeo que soviéticos se infiltraram na CIA (departamento de inteligência dos EUA), para distribuir drogas no festival de Woodstock, em 1969.

"Existem certos indícios de que a distribuição em larga escala de drogas, do LSD, foi feita pela própria CIA. Havia infiltrados do serviço soviético lá", disse o maestro.

Mantovani, contudo, não é crítico total do rock. Em outro vídeo, publicado em fevereiro de 2018, ele diz ser fã de Angra e Metallica e descreveu para quê serve o estilo musical.

"A música também tem a sua finalidade. Eu acho o rock, por exemplo, muito bom para quando você está dirigindo no trânsito ou na estrada e começa a te dar aquele sono, você coloca o rock e acorda na hora, porque estimula o sono", opinou.

O sertanejo, estilo do qual muitos cantores apoiam Bolsonaro, também foi criticado pelo novo presidente da Funarte em fevereiro de 2018.

"Quem faz sucesso hoje com esse chamado sertanejo universitário não tem relação alguma com o campo, a vida rural, a vida brasileira. Tem a ver com a ganância, com querer ganhar dinheiro com essas músicas de baixíssima qualidade que acabam inclusive por distorcer o nome da chamada música sertaneja, principalmente a de raiz", argumentou.