Topo

Morre Shelley Morrison, a Rosario de Will & Grace; elenco posta homenagens

Megan Mullally, como Karen Walker, e Shelley Morrison, no papel de Rosário, na série Will & Grace - Reprodução
Megan Mullally, como Karen Walker, e Shelley Morrison, no papel de Rosário, na série Will & Grace Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/12/2019 07h54Atualizada em 02/12/2019 10h38

A atriz Shelley Morrison, conhecida por ter interpretado a Rosario na série Will & Grace, morreu ontem, aos 83 anos em Los Angeles, nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pelo seu agente, Lori DeWaal.

Ela estava internada no centro médico Cedars-Sinai e morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Morrison vinha enfrentando vários problemas de saúde e lutou por anos contra um câncer no seio e no pulmão.

Na série exibida pela NBC de 1999 a 2006, Morrison interpretava Rosario, criada da socialite Karen Walker, vivida pela atriz Megan Mullally.

"Rosario é uma das minhas personagens favoritas de todos os tempos", disse Morrison em uma biografia divulgada por seu agente. "Ela me lembra muito minha mãe. (...) É muito significativo para mim que fomos capazes de mostrar uma mulher hispânica mais idosa, inteligente e capaz de se virar sozinha", disse ela.

Em um comunicado, DeWaal relembou o orgulho da atriz pela personagem. "Shelley tinha muito orgulho como atriz de interpretar a indomável Rosario em uma série de comédia que promoveu a causa da igualdade social para as pessoas LGBTQ. Ela também tinha orgulho em interpretar uma personagem latina forte, amável e ainda mal-humorada. Ela acreditava que a melhor maneira de mudar corações e mentes era através da comédia".

Shelley nasceu em 26 de outubro de 1936 no Bronx, em Nova York, filha de pais espanhois. Seu verdadeiro nome era Rache Mitrani. A atriz deixa marido, filhos e netos.

Na TV foram mais de seis décadas participando de séries e filmes, entre eles, The Flying Nun, sucesso da televisão americana nos anos 1960 onde ela atuou ao lado de Sally Field.

Elenco de Will & Grace posta homenagens

Os atores principais de Will & Grace lamentaram a morte de Shelley e homenageram a atriz nas redes sociais. Shelley não participou do reboot da série, que ganhou novos episódios em 2017 e chegará ao fim em 2020.

Debra Messing (Grace) disse que a atriz "foi uma alma generosa com um grande coração e sempre um sorriso no rosto".

O ator Eric McCormarck (Will) também relembrou a atriz e disse que "sua falta será sentida por todos.

Parceiras em inúmeras cenas da série, a atriz Megan Mullally, que interpreta Karen, lamentou a morte de Shelley. "Meu coração está pesado. Enviando luz para o seu querido marido Walter e seus filhos. Obrigada pela amizade e parceria, Shell. Você conquistou coisas maravilhosas neste mundo. Sentiremos sua falta".

Sean Hayes (Jack) também comentou a morte da colega. "Ela era absolutamente hilária e tinha o maior coração".