Topo

Por que Homem de Ferro nunca ganhou um quarto filme? Roteiristas explicam

Ultimato não foi a 1a vez: Todas as vezes que a Marvel matou o Homem de Ferro -
Ultimato não foi a 1a vez: Todas as vezes que a Marvel matou o Homem de Ferro

Do UOL, em São Paulo

26/11/2019 04h00

Com dez participações, o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) é o segundo personagem que mais apareceu em filmes do Universo Cinematográfico Marvel, atrás apenas de Nick Fury (Samuel L. Jackson), que tem 11. A popularidade de Tony Stark é tamanha, que muitos fãs se perguntam por que nunca houve um quarto filmes solo.

Em uma entrevista recente concedida à revista americana Vanity Fair, os roteiristas da Marvel Christopher Markus e Stephen McFeely, que escreveram o surpreendente desfecho do personagem em Vingadores: Ultimato (2019), deram a pista.

Depois dos bem-sucedidos Homem de Ferro (2008), Homem de Ferro 2 (2010) e Homem de Ferro 3 (2013), que juntos arrecadaram mais de R$ 2,4 bilhões e mudaram o curso dos filmes de super-heróis, um eventual quarto capítulo dificilmente faria sentido.

"Você gostando ou não dos 24 filmes lançados pela Marvel, o capital que eles construíram permitiu fazerem coisas como um filme estrelado por um guaxinim e uma árvore, certo [Guardiões da Galáxia]? Já existiria um Homem de Ferro 4 se fosse qualquer outro estúdio ", contextualizou McFeely.

Christopher Markus e Stephen McFeely - Marvel - Marvel
Christopher Markus e Stephen McFeely
Imagem: Marvel

"Mas eles decidiram que não. Decidiram que iriam arriscar em todas as outras coisas. Marcar território e dizer: 'vamos terminar algo e tirar os personagens de cena' é um tanto ousado, apesar de ser egoísta também. Mas foi ótimo para nós", concluiu.

Segundo Markus, a história do magnata que constrói uma armadura indestrutível para combater o mal, um dos personagens mais populares da editora, precisava ter um fim sob pena de perder o sentido.

"O fim é o que cimenta a coisa, que a costura e a faz crescer. E, sim, isso inclui tirar as pessoas da história e terminar seus arcos. Se Tony conseguisse voltar da morte, e Iron Man 4 estiver esperando por ele, nós teremos mais filmes."

Além de estrelar a própria trilogia, Homem de Ferro apareceu em O Incrível Hulk, Os Vingadores, Vingadores: Era de Ultron, Capitão América: Guerra Civil, Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato.

Ele e Nick Fury (Samuel L. Jackson) ficaram empatados em dez aparições até o lançamento de Homem-Aranha: Longe de Casa (2019), que colocou o superespião à frente com 11 participações no Universo Compartilhado, que estreou em 2008. O personagem, no entanto, ainda não ganhou filme solo no UCM.