Topo

Arábia Saudita prende escritores e blogueiros em nova onda de repressão

Mohammed bin Salman, líder da Arábia Saudita - AFP
Mohammed bin Salman, líder da Arábia Saudita Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

25/11/2019 14h58

A Arábia Saudita prendeu pelo menos oito escritores, blogueiros e jornalistas em uma nova repressão aos dissidentes no reino, de acordo com um grupo de direitos humanos, segundo informações de agências internacionais de notícias e do site do Financial Times.

As prisões ocorreram na semana passada em Riad, Jedá e outras cidades, disse o ALQST, um grupo de Londres que monitora violações dos direitos humanos no reino, com agentes de segurança invadindo casas e confiscando laptops e telefones celulares.

O diretor da ONG, o saudita Yahia Assiri, disse à agência Efe que os detidos são ex-ativistas e intelectuais, alguns dos quais têm blogs na internet, embora tenham se afastado da política anos atrás, depois de terem sido presos por suas atividades. Assiri explicou que policiais sauditas "vestidos como civis entraram nas casas desses ativistas, prenderam e confiscaram seus computadores pessoais e telefones celulares", sem detalhar quando.

Os detidos foram identificados como Musab Fuad, Bader al Rashed, Abdulrahman Alsherhi, Waad al Muhaya, Sulaiman al Saikhan al Nasser, Abdulmajeed al Buluwi, Abdulaziz al Hais e Fuad al Farahan.

As prisões são realizadas enquanto autoridades sauditas tentam reparar a imagem do reino após o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, no ano passado, desencadeando a pior crise diplomática de Riad em anos.

Riad intensificou esses esforços nos últimos meses, com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman avançando com seu plano de lançar uma oferta pública inicial da Saudi Aramco, a empresa estatal de petróleo, e atrair investimentos estrangeiros para o reino. Mas as prisões da semana passada sugerem que o príncipe Mohammed, o líder de fato do país, não está facilitando sua repressão a possíveis críticos.

"Esta última onda de prisões representa outra rodada na repressão contínua e abrangente de ativistas, escritores e defensores da reforma que vem ocorrendo desde que Mohammed bin Salman se tornou príncipe herdeiro", disse o ALQST em comunicado.

Desde que o rei Salman promoveu seu filho de 34 anos a herdeiro aparente em junho de 2017, o jovem príncipe liderou reformas econômicas para rever a economia dependente de petróleo e aliviou as restrições sociais, particularmente para as mulheres, no reino conservador. Mas críticos dizem que o governo se tornou cada vez mais autocrático sob a vigilância do príncipe Mohammed, com dezenas de membros da realeza, empresários, acadêmicos, clérigos, ativistas e blogueiras sendo detidos.

Não ficou claro imediatamente por que as oito pessoas foram detidas, já que nenhuma delas foi considerada de "alto nível".

Entre os detidos na semana passada estavam Fuad al Farhan, um blogueiro e empresário de tecnologia que havia sido detido por 173 dias em 2008 depois de escrever sobre presos políticos. Ele manteve um perfil discreto desde então e evitou fazer comentários públicos sobre política.

Abdulmajeed al Buluwi e Bader al-Rashed escreveram para jornais sauditas.

Abdulaziz al Heis é um pesquisador norte-americano que já trabalhou para a rede de televisão Al Jazeera, de propriedade do Catar.

Riad está travada em uma disputa de mais de dois anos com Doha, depois que a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein e o Egito impuseram um embargo regional ao Catar, acusando o Estado do Golfo, rico em gás, de patrocinar grupos islâmicos.

Em abril, outro grupo de sauditas - também não considerados ativistas de destaque ou da linha de frente - foi preso. Eles continuam detidos e não foram levados a julgamento, disse o ALQST.

Agentes sauditas mataram Khashoggi, um jornalista veterano, enquanto ele visitava o consulado do reino em Istambul, na Turquia. A CIA concluiu que o príncipe Mohammed deve ter autorizado o assassinato. Riad insistiu que era uma operação sem princípios, e o príncipe herdeiro negou que tivesse conhecimento do assassinato.

O príncipe Mohammed disse à CBS News em setembro que o assassinato de Khashoggi foi "um crime hediondo". "Mas eu assumo total responsabilidade como líder na Arábia Saudita, especialmente porque foi cometido por indivíduos que trabalham para o governo saudita", disse ele.

O escritório de comunicações do governo saudita não respondeu de imediato a um pedido de comentário feito pela agência Reuters.

O governo saudita nega ter prisioneiros políticos, mas autoridades de alto escalão dizem que monitorar ativistas e, possivelmente, detê-los é necessário para manter a estabilidade social.