Topo

Ben Affleck vai dirigir filme baseado em história real; Scorsese é produtor

Ben Affleck faz ex-soldado mercenário em Operação Fronteira - Divulgação
Ben Affleck faz ex-soldado mercenário em Operação Fronteira Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/11/2019 14h11

Resumo da notícia

  • Ben Affleck vai dirigir King Leopold's Ghost, produzido por Martin Scorsese
  • História é inspirada em fatos reais, e se passa no século 19
  • Foco é no massacre promovido pelo Rei Leopoldo 2º, da Bélgica, na nação africana do Congo

Ben Affleck e Martin Scorsese vão juntar forças para um novo projeto, intitulado King Leopold's Ghost. Segundo o Deadline, Affleck vai dirigir e Scorsese produzir o filme, inspirado na história real do massacre promovido pelo Rei Leopoldo 2º, da Bélgica, na nação africana do Congo no século 19.

Com roteiro de Farhad Safinia (Apocalypto), o longa promete não poupar detalhes violentos. Leopoldo se tornou o homem mais rico do mundo na época de seu reinado, ocupando toda a República do Congo com um exército mercenário que explorava as reservas de marfim e borracha do país.

De acordo com registros históricos, mais de 8 milhões de congoleses foram mortos pelo exército de Leopoldo, por se recusarem a cooperar com a exploração de sua terra. Em 2006, foi lançado um documentário sobre o tema, também intitulado King Leopold's Ghost.

O longa de Affleck será focado no trio improvável que expôs ao mundo os horrores perpetuados pelo exército do rei: um missionário afro-americano, um jornalista investigativo britânico e um espião irlandês.

Após a publicação de fotografias obtidas pelos três, o Rei Leopoldo foi atacado pela alta sociedade europeia e por nomes de destaque da cultura da época, como Mark Twain e Arthur Conan Doyle.