Topo

Diretores de Vingadores respondem Scorsese: "Ninguém é dono do cinema"

12.abr.2016 - Os diretores Joe (esq.) e Anthony Russo na pré-estreia de "Capitão América: Guerra Civil" em Los Angeles - Phil McCarten/Reuters
12.abr.2016 - Os diretores Joe (esq.) e Anthony Russo na pré-estreia de "Capitão América: Guerra Civil" em Los Angeles Imagem: Phil McCarten/Reuters

Do UOL, em São Paulo

18/11/2019 10h46

Os irmãos Anthony e Joe Russo defenderam os filmes da Marvel contra críticas de Martin Scorsese, que causou furor recentemente ao dizer que eles "não eram cinema". Os irmãos dirigiram dois filmes do Capitão América e dois filmes dos Vingadores para a Marvel, incluindo Vingadores: Ultimato.

Em entrevista para o The Hollywood Reporter, a dupla comentou como eles mesmos definem cinema. "Em última instância, para nós, cinema é um filme que consegue reunir as pessoas para ter uma experiência compartilhada, emocional", disse Joe.

"Quando olhamos para a bilheteria de Vingadores: Ultimato, não pensamos em sucesso financeiro, mas sim sucesso emocional. Este é um filme que teve um impacto sem precedentes no público ao redor do mundo. Eles compartilharam essa narrativa, e experimentaram as emoções dela juntos", disse ainda.

Ele frisou, no entanto, que os dois mantêm uma posição de humildade. "Mas, no fim das contas, o que nós sabemos?", disse. "Somos dois caras que vieram de Cleveland, em Ohio [nos EUA], e a palavra 'cinema' é usada em Nova York. Em Cleveland, falamos só 'filmes'".

Anthony adicionou outra perspectiva: "Outra forma de pensar nisso é: ninguém é dono do cinema. Nós não somos donos do cinema. Vocês não são donos do cinema. Scorsese não é dono do cinema".