Topo

Popload: Raconteurs estreia em SP com barulho e ecos de rock clássico

Veja trecho do show do Raconteurs

UOL Entretenimento

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

15/11/2019 20h14

Jack White é um homem de mil projetos, e um dos mais queridos pelos fãs brasileiros é o Raconteurs, que lançou quatro discos desde 2006 e apenas hoje fez sua estreia em São Paulo, abrindo para Patti Smith no Popload Festival.

Olhos para eles: o grupo, que também conta com Brendan Benson, Jack Lawrence e Patrick Keller, voltou recentemente à ativa após sete anos longe dos holofotes — dez do lançamento de seu agora penúltimo disco — e desde o ano passado estreia uma nova era.

Como foi o show

Sabe aquele tio ranheta fã de rock clássico, mas que sabe beber das fontes do blues e do rock de garagem dos anos 1960? O Raconteurs pode ser a banda "moderna" que ele pediu a Deus, e o show é a prova disso: barulhento, melódico e praticamente sem respiro, conduzido principalmente por riffs e solos de guitarra, como a música pop já foi um dia.

Jack carisma

Mesmo sem cair em discursos ou declarações de amor aos brasileiros, Jack White tem carisma. Sua figura pálida, cabelos negros escorridos, que compete com Keanu Reeves no time de astros que não envelhecem, magnetiza e ajuda a minimizar pequenos deslizes de execução. Ele também dá espaço para os colegas brilharem e prova que perfeitinho demais, ao menos ao vivo, não tem a mesma graça.

E a galera, como ficou?

Assim como rolou no show do Khruangbin, no início da tarde, a plateia permaneceu na maioria do tempo "chapadona" e em transe com a música, como se Woodstock tivesse sido transportado para zona oeste paulistana — mas com menos gente e sem lama. Ainda bem. Frenesi de fato só nos sucessos, especialmente na mais pedida Steady as She Goes, que encerrou um show, um excelente "esquenta" para Patti Smith.