Topo

Defesa de Rennan da Penha pedirá liberação do DJ após decisão do STF

DJ Rennan da Penha, do "Baile da Gaiola" - Reprodução/Instagram
DJ Rennan da Penha, do "Baile da Gaiola" Imagem: Reprodução/Instagram

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

08/11/2019 16h28

Resumo da notícia

  • Criador do Baile da Gaiola, o DJ Rennan da Penha pode estar mais perto de sair da prisão
  • A defesa dele pedirá a soltura após a decisão do Supremo que derrubou a possibilidade de prisão em segunda instância
  • Rennan foi preso em abril após ser condenado em segunda instância a seis anos de prisão por associação ao tráfico
  • O DJ, segundo o desembargador responsável pelo caso, tinha a função de "olheiro" do tráfico; ele nega as acusações
  • Em outubro, Rennan da Penha venceu o Prêmio Multishow de Canção do Ano por Hoje Eu Vou Parar na Gaiola

O DJ Rennan da Penha, criador do Baile da Gaiola, pode estar mais perto de sair da prisão. A defesa do artista pedirá sua liberação com base na decisão de ontem do Supremo Tribunal Federal, que derrubou ontem a possibilidade de prisão por segunda instância.

Rennan foi preso em abril, após ser condenado em segunda instância a seis anos de prisão por associação ao tráfico. Billi Barreto, empresário do DJ, informou ao UOL que a defesa já está com uma petição pronta para dar entrada na liberação.

"Estamos aguardando publicação da ata do julgamento de ontem do Supremo Tribunal Federal. Tão logo isso ocorra, entraremos com pedido de soltura junto ao STJ", afirmou.

Por seis votos a cinco, o tribunal optou por derrubar a prisão após a condenação em segunda instância, retornando ao entendimento de que um réu só pode cumprir pena depois que esgotar os recursos na Justiça. Por conta disso, o nome de Rennan da Penha chegou a figurar entre os assuntos mais comentados do Twitter.

A equipe do DJ comemorou a decisão do STF na rede social. "Agradecemos a todos pelas orações, energias positivas, de todos os fãs, amigos e colegas de trabalho. Em breve Rennan da Penha estará de volta. Fé!", diz uma mensagem publicada no perfil oficial de Rennan.

Em outubro, Rennan da Penha venceu o Prêmio Multishow de Canção do Ano por Hoje Eu Vou Parar na Gaiola. Na ocasião, a mulher e o empresário do artista subiram ao palco para receber o troféu e pediram liberdade ao DJ, entre gritos de apoio da plateia.

Entenda o caso

Em março, a Justiça do Rio de Janeiro determinou a expedição de mandado de prisão de Renan Santos da Silva, mais conhecido como DJ Rennan da Penha, um dos idealizadores do famoso "Baile da Gaiola".

Ele foi condenado, junto com mais 11 pessoas, por associação ao tráfico de drogas. A pena tem previsão de seis anos e oito meses em regime fechado.

Renan, segundo o desembargador responsável pelo caso, tinha a função de "olheiro", relatando "a movimentação dos policiais através de redes sociais e contatos no aplicativo WhatsApp", informou uma testemunha.

No processo, ele ainda é apontado por outra testemunha como o "DJ dos bandidos" e que organiza bailes funks nas comunidades do Comando Vermelho para atrair mais pessoas e aumentar as vendas. O DJ segue negando as acusações.