Topo

Patti Smith, Raconteurs, Tove Lo: o que esperar dos shows do Popload 2019

A banda inglesa Hot Chip - Divulgação
A banda inglesa Hot Chip Imagem: Divulgação

Liv Brandão

Colaboração para o UOL

07/11/2019 04h00

Ir a festivais de música é ótimo, ouvir seus ídolos tocando seus hits também. O UOL analisou os setlists recentes dos shows das principais atrações do Popload Festival, que acontece no dia 15 de novembro, em São Paulo, e conta quais as chances de Tove Lo cantar Habits ou Patti Smith fazer uma de suas lendárias performances do hino Because the Night.

Patti Smith

Em 2015, para comemorar os 40 anos de Horses, seu álbum de estreia (que influenciou meio mundo do rock'n'roll), Patti Smith saiu em turnê tocando esse disco na íntegra. Pois parece que ela se cansou. Nenhuma das faixas ? Gloria, Redondo Beach, Break it Up, para ficar em apenas alguns exemplos ? aparece nos setlists recentes da artista americana.

Mas caaaaaalma. Isso aconteceu em shows solo de Patti ? como o que ela faz no dia 16 de novembro no Auditório Simón Bolívar, também em São Paulo. Em encontros mais intimistas deste tipo, tendo um público só seu, a cantora costuma cantar hits como Because the Night, faixa de Bruce Springsteen, que ficou famosa em sua voz, e também lê trechos de seu mais novo livro, O Ano do Macaco, que está sendo lançado no Brasil.

Quando ela se apresenta em festivais, como é o caso sua estreia nos palcos paulistanos, o setlist fica, sim, mais pop. Além de faixas do lendário Horses, ela costuma lançar mão de muitas covers, caso de After the Gold Rush, de Neil Young, Are You Experienced?, de Jimi Hendrix, Beds Are Burning, do Midnight Oil e Walk on the Wild Side, de seu amigo e ex-líder do Velvet Underground, Lou Reed.

The Raconteurs

Jack White já declarou que prefere decidir o setlist de seus shows na hora, em vez de seguir um roteiro pré-programado. Mas, claro, dá super para contar com faixas do novo disco da banda ? que voltou à ativa em 2019 depois de um hiato de 11 anos ? Help us Stranger. Afinal, a turnê atual é para divulgar esse trabalho.

Antigas faixas famosas também devem dar as caras. A maioria das últimas apresentações dos Raconteurs foi encerrada com o hit Steady, as She Goes, mas às vezes a música sequer aparece nos shows (apesar de isso ser raro). Outras queridinhas, como Level, também costumam ser tocadas.

Ah, sim, é bem provável que eles façam uma homenagem à colega Patti Smith, headliner dessa edição do Popload. As duas atrações já dividiram o mesmo palco anteriormente neste ano e os Raconteurs fizeram citação à canção Gloria, do disco de estreia da artista americana. Só não espere nenhuma música dos White Stripes, projeto musical mais famoso de Jack, ou mesmo do Dead Weather, a outra banda do músico. Em vez disso, eles têm tocado Hey Gyp (Dig the Slowness), cover de Donovan.

Hot Chip

Over and over and over and over? o Hot Chip volta ao Brasil pela quinta vez, com um álbum fresquinho. A Bath Full of Ecstasy, lançado em junho, certamente vai dominar a apresentação do grupo britânico com faixas como Hungry Child e Spell.

Mas é claro que Over and Over e Ready for the Floor estão no setlist da banda, que já está em turnê pela América Latina (e anda precisando de um teclado emprestado, alguém se habilita?). Se rolar alguma cover, se prepare para berrar Sabotage, dos Beastie Boys.

Tove Lo

Uma coisa é (quase) certeza: a sueca batizada Ebba Tove Elsa Nilsson deve tocar Are U Gonna Tell Her? no Brasil. Afinal, a faixa de seu último disco tem participação de MC Zaac, dos hits Vai Embrazando e Bumbum Granada. Será que ele vai dar as caras no palco do Popload para apresentar esse feat. ao vivo pela primeira vez?

Essa vai ser a terceira passagem de Tove Lo pelo Brasil e ela também está trazendo um disco novinho em folha para os fãs daqui. Sunshine Kitty agradou público e crítica emplacando hits como Swettalk my Heart e Really don't Like You (gravada com Kylie Minogue), que sempre dão as caras nos shows. Ela também não é do tipo que renega o passado: o hit Habits (Stay High) nunca falta em suas apresentações ao vivo. Versões de outros artistas? Só se for de Say It, do Flume.

Cansei de Ser Sexy

Sim, a banda está de volta e Lovefoxxx confidenciou a esta repórter que vos fala que detesta ir a shows de um artista "das antigas" que só toca música nova e que ninguém conhece. Ou seja, pode esperar um desfile de hits da new rave dos anos 2000. Para decidir o setlist do retorno do CSS aos palcos depois de oito anos de hiato, as meninas foram bastante democráticas: fizeram uma enquete no Instagram e deixaram os fãs decidirem. Uma das faixas que com certeza vai entrar é City Grrrl. Os mesmos fãs foram convocados a mandar vídeos dançando a música para serem exibidos no telão.

POPLOAD FESTIVAL 2019

Com shows de Patti Smith, The Raconteurs, Hot Chip, Tove Lo, Cansei de Ser Sexy, Little Simz, Khruangbin, Boy Pablo, Luedji Luna e o bloco Ilê Aiyê
Quando: 15 de novembro
Onde: Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo)
Horários: Abertura dos portões às 10h; início dos shows às 10h45
Ingressos: pista R$ 580 (inteira), pista premium R$ 800 (inteira)
Onde comprar: www.ticketload.com e bilheteria do Unimed Hall