Topo

Indigno, covarde, sem escrúpulos, diz David Miranda sobre agressão a Glenn

David Miranda, deputado federal e marido de Glenn Greenwald - Arquivo Pessoal
David Miranda, deputado federal e marido de Glenn Greenwald Imagem: Arquivo Pessoal

Do UOL, em São Paulo

07/11/2019 13h33

O deputado federal David Miranda (PSOL-RJ) fez uma série de postagens em sua conta no Twitter, nesta quinta-feira, mostrando sua revolta com a agressão cometida pelo jornalista Augusto Nunes ao jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept.

"Augusto Nunes é um indigno. Covarde, sem escrúpulos. É do tamanho da reação lamentável que teve hoje na Jovem Pan", afirma o deputado.

Marido de Miranda, Glenn participava do programa Pânico, ao lado de Nunes, no estúdio da Jovem Pan em São Paulo, quando foi atingido por tapas e empurrões, após chamá-lo de covarde. O programa é transmitido ao vivo.

Colunista da Veja e comentarista na Jovem Pan e na TV Record, Nunes fez comentários sobre os filhos de Glenn com Miranda, o que levou à discussão que terminou com agressão e bate-boca.

O apresentador Emilio Surita suspendeu o programa por 12 minutos. Na volta, Augusto Nunes tinha deixado a atração, enquanto Glenn continuava na bancada.

"Esse canalha usou nossos filhos p/ atacar o trabalho do meu marido. É tão covarde que não consegue escutar a verdade cara a cara e partiu para agressão física. Se os veículos em que ele trabalha forem sérios, vão demitir esse jornalista sem ética e escrúpulos", afirma Miranda.

A confusão entre os dois jornalistas começou logo após Glenn questionar Nunes se um juiz deveria investigar sua família.

"Nós temos muitas divergências políticas, eu não tenho problema nenhum em ser criticado pelo meu trabalho, eu critico ele também. Mas o que ele (Nunes) fez foi a coisa mais feia e suja que eu vi na minha carreira como jornalista, inclusive fazendo guerra com CIA, governo Obama, governo do Reino Unido", afirmou Glenn.

"Ele disse que um juiz de menores deveria investigar nossos filhos e decidir se nós deveríamos perder nossos filhos. (Que) eles deveriam voltar para o abrigo, com base nenhuma. Acusando que estamos abandonando, fazendo negligência de nossos filhos. Eu quero saber se você acredita que um juiz de menores deveria investigar nossa família com possibilidade de tirar nossos filhos de nossa casa, sem pai nem mãe, sem família nenhuma", disse Glenn a Nunes.

"Essa é a prova de que o Brasil criou o faroeste à brasileira", respondeu Nunes. "Quem tem que se explicar é quem comente crimes, quem fica cobrando quem age honestamente. Ouça-me: o que eu disse, vocês vão perceber, é que ele (Glenn) não sabe identificar ironias, não sabe identificar um ataque bem-humorado. Convido ele a provar em que momento eu pedi que algum juizado fizesse isso. Disse apenas que o companheiro dele passa tempo em Brasília, passa o tempo todo lidando com material roubado. Quem vai cuidar dos filhos?", disse Nunes.

Glenn reagiu: "Você é um covarde! Você é um covarde! Eu vou falar o porquê". Ele então foi interrompido por Nunes. A primeira tentativa de agressão não deu certo, mas depois Nunes atingiu o rosto de Glenn, que tentou revidar, mas não conseguiu.

Quando o programa voltou ao vivo, a Jovem Pan pediu desculpas pelo ocorrido. "Não foi nada irônico. (...) Ele nunca falaria que um juiz deveria investigar seus chefes que têm filhos, onde as duas pessoas trabalham. Ele só fala isso sobre nós. Isso é covardia", disse Glenn.

Augusto Nunes é crítico aberto do jornalismo praticado pelo The Intercept, site comandado por Glenn Greenwald, que revelou conversas privadas de procuradores da Operação Lava Jato. Veja abaixo o momento da agressão:

Augusto Nunes agride Glenn Greenwald

UOL Notícias