Topo

Filme de Walter Salles sobre Mariana estreia na TV nos 4 anos da tragédia

Walter Salles filma Quando a Terra Treme em Mariana, Minas Gerais - Lucas de Godoy
Walter Salles filma Quando a Terra Treme em Mariana, Minas Gerais Imagem: Lucas de Godoy

Do UOL, em São Paulo

31/10/2019 13h55

O Canal Brasil vai marcar o aniversário de quatro anos da tragédia em Mariana, Minhas Gerais, com a exibição do inédito curta metragem Quando a Terra Treme, do diretor brasileiro Walter Salles, que traz uma visão ficcional sobre o desastre.

O exibição acontece no dia 5 de novembro, às 21h50, exatamente quatro anos depois do rompimento da barragem da Samarco próxima a Mariana. Na época, um rio de lama espalhou-se por mais de 600 km, deixando centenas de desabrigados, 19 mortos e uma pessoa desaparecida.

Produzido pela VideoFilmes e rodado no local do desastre, em 2017, Quando a Terra Treme fez parte de Where Has Time Gone?, filme coletivo produzido pelo cineasta chinês Jia Zhang-ke, exibido na Mostra São Paulo em 2017.

O longa completo ainda contava com segmentos produzidos na Rússia, Índia, África do Sul e China. "Quando Jia Zhangke me convidou para realizar um curta que fosse um retrato do nosso tempo, no Brasil, pensei imediatamente no rompimento da barragem de Mariana", disse Salles.

"Não era somente o maior crime ambiental da história do pais, mas também um retrato da gritante impunidade brasileira. Vidas foram ceifadas, vilarejos destruídos, e milhares de pessoas perdiam ali a relação de pertencimento com o local onde moravam", continuou.

"Pensamos nas memórias soterradas pela tragédia, nos laços de afeto que se desfaziam brutalmente, naquelas vidas que seriam modificadas para sempre", imputou ainda o cineasta, conhecido por dirigir Central do Brasil.

"O fato de que um corpo nunca foi encontrado nos permitiu construir a ideia central de Quando a Terra Treme: numa família de três pessoas profundamente unidas, o que acontece quando uma delas desaparece na tragédia?", questionou.

Quanto a Terra Treme conta com roteiro de Gabriela Amaral Almeida (O Animal Cordial) e Maeve Jinkings (Aquarius) no papel principal.