Topo

Morre aos 78 anos o ator Robert Forster, de Jackie Brown e Breaking Bad

Robert Forster em cena do filme "Jackie Brown", do diretor Quentin Tarantino - Divulgação
Robert Forster em cena do filme "Jackie Brown", do diretor Quentin Tarantino Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo*

12/10/2019 10h08Atualizada em 12/10/2019 13h01

Resumo da notícia

  • Ator Robert Forster morreu em decorrência de câncer no cérebro
  • Atuação em Jackie Brown, de Tarantino, lhe rendeu uma indicação ao Oscar
  • Também participou de El Camino - A Breaking Bad Movie

O ator norte-americano Robert Forster, 78, morreu na noite de ontem, em Los Angeles, em decorrência de um câncer no cérebro. Ele atuou em mais de cem filmes ao longo da carreira, incluindo Jackie Brown (1997), longa dirigido por Quentin Tarantino e que lhe rendeu uma indicação ao Oscar.

Mais recentemente o ator participou da série Breaking Bad e do filme El Camino: A Breaking Bad movie, que estreou ontem na Netflix.

Uma representante de Forster afirmou à rede americana NBC que o ator havia descoberto o câncer no cérebro em junho.

"Ele era bravo, ele era engraçado, ele era lindo, e agora ele está livre. Ele faleceu cercado de amor. Sentiremos saudades", disse a filha do ator, Kate, em nota.

Nas redes sociais, diversos atores prestaram homenagem ao ator. Companheiro de série em Breaking Bad, Bryan Cranston afirmou que nunca esquecerá da bondade e generosidade do amigo.

"Estou entristecido com a notícia da morte de Robert Forster. Um homem amável e um ator completo. Eu o encontrei no filme Alligator (foto) 40 anos atrás e de novo em Breaking Bad. Nunca esqueço como ele foi gentil e generoso com um garoto que estava apenas começando em Hollywood. Descanse em paz, Bob", escreveu no Twitter.

O astro Samuel L. Jackson também lamentou a morte do colega. "Descanse em paz, Robert Forster. Um ator verdadeiramente excepcional", afirmou.

O ator e cantor Donnie Wahlberg disse que Forster foi um dos atores mais gentis com quem já trabalhou.

"De verdade um dos mais gentis e caridosos atores/seres humanos com quem eu já trabalhei e para sempre um amigo querido. Sentiremos sua falta", escreveu no Twitter.

Carreira teve destaque após parceria com Tarantino

Embora tenha tido diversos papéis no cinema e na televisão, Forster é conhecido pelo grande público, principalmente, pela segunda metade da carreira, após Quentin Tarantino lhe dar um dos papéis de destaque em Jackie Brown.

Ao lado de um elenco protagonizado por Pam Grier e no qual também estavam astros como Samuel L. Jackson e Robert De Niro, Forster soube brilhar com luz própria e foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante, estatueta que acabou ficando com Robin Williams por Gênio Indomável.

A participação no filme de Tarantino deu novas asas à carreira de Forster, que a partir daí incluiu trabalhos para prestigiados cineastas como Gus Van Sant em Psicose (1998) e David Lynch em Cidade dos Sonhos (2001) e na série Twin Peaks: O Retorno.

Forster também deixou sua marca em filmes como Eu, Eu Mesmo e Irene (2000), Natureza Quase Humana (2001), As Panteras: Detonando (2003), Xeque-Mate (2006) e Os Descendentes (2011).

Além disso, teve um papel pequeno mas muito importante no desfecho de Breaking Bad, a aclamada série protagonizada por Bryan Cranston e Aaron Paul.

*Com informações da Efe