Topo

Nobel de Literatura irrita Antonio Fagundes: "Escolhem autores que nunca lemos"

Antonio Fagundes será Alberto na novela Bom Sucesso - João Cotta/Globo
Antonio Fagundes será Alberto na novela Bom Sucesso Imagem: João Cotta/Globo

Do UOL, em São Paulo

11/10/2019 20h58

O ator Antonio Fagundes afirmou em entrevista para a revista Veja que se irrita com o Nobel de Literatura, que anunciou ontem seus vencedores de 2019, já que a organização sempre escolhe autores "desconhecidos" do grande público.

"Fico irritado com o Nobel, pois sempre escolhem uns autores que nunca lemos na vida. Deixam de lado gente importante. Eu queria muito que o romancista americano Philip Roth tivesse sido premiado. Um autor extraordinário. Mas não foi, ele morreu [em 2018] e infelizmente perderam a chance de honrá-lo", disse.

Fagundes, que vive Alberto Prado, dono de uma editora de livros, na novela Bom Sucesso, contou ainda que gostou de ler muito cedo, assim como o teatro.

"As coisas caminharam juntas, uma impulsionou a outra. Quanto mais você tem prazer na leitura, mais você tem prazer em descobrir bons textos. Em quase todas as peças que fiz, eu não conhecia o livro original. Mas, assim que me aprofundava neles, me apaixonava", afirmou.

Para ele, mesmo que a novela Bom Sucesso celebre o valor da literatura, a educação vem antes para formar os jovens leitores.

"Primeiro, é preciso rever muitas posturas na área. O número de analfabetos funcionais é grande. Temos muitas pessoas no Brasil que sabem ler, mas não entendem o que leem. O problema começa lá atrás, quando esses indivíduos estão sendo alfabetizados", opinou.

"Uma vez superada a barreira inicial, que é tão grande, a literatura é importante para uma pessoa se reconhecer, formar sua cidadania, entender e respeitar o outro. A literatura ensina a respeitar a diversidade. A se colocar no lugar do outro. Discutir diferenças de forma ponderada e racional. Algo de que precisamos no nosso país."