Topo

5 vezes em que os filmes da Marvel foram atacados em Hollywood

Diversos artistas já criticaram o Universo Cinematográfico Marvel - Reprodução/Zou Zheng/Xinhu/David Livingston/Getty Images/AFP/Montagem UOL
Diversos artistas já criticaram o Universo Cinematográfico Marvel Imagem: Reprodução/Zou Zheng/Xinhu/David Livingston/Getty Images/AFP/Montagem UOL

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

10/10/2019 12h18

A Marvel está sob ataque. Apesar de ser sucesso estrondoso de bilheteria e ter boa recepção da crítica ao universo cinematográfico baseado nos personagens dos quadrinhos, ainda há aqueles que resistam à ideia de o cinema estar tão focado em super-heróis nos últimos tempos.

Um dos mais recentes foi o renomado diretor Martin Scorsese, que deu uma declaração incisiva sobre o assunto. Mas ele não foi o único. O UOL relembra atores e diretores que já criticaram o Universo Cinematográfico da Marvel, e o que eles disseram:

Martin Scorsese, diretor

Eu não vejo (os filmes). Eu tentei, sabe? Mas aquilo não é cinema. Honestamente, o mais próximo que consigo pensar deles, por mais bem feitos que sejam, com os atores fazendo o melhor que podem sob as circunstâncias, são os parques temáticos. Não é o cinema de seres humanos tentando transmitir experiências emocionais e psicológicas a outro ser humano.

Scorsese - Zou Zheng/Xinhua - Zou Zheng/Xinhua
Imagem: Zou Zheng/Xinhua

David Fincher, diretor

Olha, acho que há uma grande gama de pessoas talentosas que...não sentem que há muito para elas em termos de sustentação em trabalhar para a Marvel. Eu acho que nós fizemos um playground para elas que é repleto de ideias, adulto, interessante, complexo, que tem histórias complexas e descobrir formas de atraí-las para isso, há uma chance de fazer algo que não é tão preso a três atos. E existe algo que não precisa ter 22 minutos, meia hora ou terminar em um com um gancho.

O diretor de cinema David Fincher - David Livingston/Getty Images/AFP - David Livingston/Getty Images/AFP
Imagem: David Livingston/Getty Images/AFP

Jennifer Aniston, atriz

Quando eu tento ver o que está disponível para mim [no cinema], as oportunidades estão diminuindo. Só há grandes filmes da Marvel, ou outras coisas para as quais eles nunca pensam em mim. Para falar a verdade, não estou interessada em viver em uma tela verde.

Jennifer Aniston em "The Morning Show", série original do Apple TV+ - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Edward Norton, ator (interpretou o Hulk)

Eu planejei uma coisa pra todos filmes: a origem e a ideia do Hulk como o sonhador consciente, o cara que aguenta a jornada. Eles falaram: 'É o que queremos'. Acabou sendo que não era o que queriam. Nós tivemos discussões sobre continuar com os filmes, e olhamos quanto tempo isso iria durar, e eu não ia fazer isso. Eu honestamente ia querer mais dinheiro do que eles iam querer me pagar. Mas não é por esse motivo que eu ia querer fazer outro filme do Hulk de qualquer forma.

Edward Norton em cena de "As Duas Faces de um Crime" (1996) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

James Cameron, diretor

Eu espero que nós comecemos a ficar cansados dos Vingadores em breve. Não que eu não adore os filmes. É só que, vamos lá pessoal, tem outras histórias a se contar além de machos com hiper-gónadas [órgãos sexuais] e sem famílias fazendo coisas que desafiam a morte por duas horas e acabando com cidades no processo.

James Cameron - Tommaso Boddi/Getty Images - Tommaso Boddi/Getty Images
Imagem: Tommaso Boddi/Getty Images