Topo

South Park é banida na China após exibir episódio sobre o país

Personagens de South Park, que foi banida na China após exibir episódio com críticas ao país - Divulgação/Comedy Central
Personagens de South Park, que foi banida na China após exibir episódio com críticas ao país Imagem: Divulgação/Comedy Central

Do UOL, em São Paulo

07/10/2019 16h31

A animação South Park está banida na China após exibir um episódio chamado "Band in China" (Banda na China). O motivo: tirou sarro de Hollywood por fazer ajustes editoriais em filmes e na programação de TV para agradar ao governo chinês e evitar sua censura. Em resposta, o país excluiu qualquer acesso ao desenho.

O episódio que causou o bloqueio mostra duas tramas diferentes, ambas com críticas à China. A primeira acompanha Randy enquanto ele tenta vender maconha no país. O personagem é detido e enviado a um campo de trabalho forçado ligado àqueles usados pelo governo para conter chineses muçulmanos por doutrinação política.

A segunda história tem Stan, Jimmy, Kenny e Butters formando uma banda de metal extremo que recebe atenção tão rapidamente a ponto de conseguir um empresário. Quando este tenta criar um filme sobre a banda, ele é obrigado a continuamente mudar o roteiro para que o filme possa ser distribuído na China.

Todo clipe, episódio e discussão online da animação foram apagados dos serviços chineses de streaming, plataformas de discussão e redes sociais. Quando fãs digitam a antiga URL de South Park na Baidu Tieba, a maior plataforma de comunicação chinesa, aparece uma mensagem assim: "De acordo com a lei e regulamentação em vigor, esta seção está temporariamente fechada".

South Park foi recentemente renovada por mais três temporadas até 2022. Mas, ao que tudo indica, os fãs chineses não poderão acompanha-las.

As informações são do site Consequence of Sound.