Topo

Esnobada há 2 anos, Anitta chega ao Rock in Rio como estrela internacional

Anitta durante seu show no Rock in Rio Lisboa, em 2018 - Pedro Fiúza/NurPhoto via Getty Images
Anitta durante seu show no Rock in Rio Lisboa, em 2018
Imagem: Pedro Fiúza/NurPhoto via Getty Images

Renata Nogueira

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/10/2019 04h00

Não duvide nunca de Anitta. Essa é a lição que fica para o Rock in Rio. Dois anos após ser esnobada pela organização do festival, que não ouviu os apelos de seu próprio público, a cantora finalmente faz sua estreia em casa. Hoje, às 18h, Anitta sobe no Palco Mundo e canta para 100 mil pessoas em sua cidade.

Anitta já mostrou do que é capaz com um show impecável há pouco mais de um ano, no Rock in Rio Lisboa. Na versão portuguesa do festival, a brasileira encantou os europeus com figurinos caprichadíssimos (ela até homenageou Carmen Miranda) e um repertório que foi da MPB ao funk. E mandou o recado:

Hoje, todos os funkeiros do Brasil estão me vendo aqui. Eu prometi que nosso ritmo chegaria em todos os lugares. Estou representando todos os funkeiros. Vocês não sabem a dificuldade que foi chegar num palco como esse. Anitta no Rock in Rio Lisboa, em 2018

O show no Rock in Rio Lisboa foi só mais uma prova da relevância de Anitta e uma espécie de pedido de desculpa dos Medina, que não acreditaram na força que a cantora já tinha naquela época para tocar no festival deles. Depois disso, Anitta ainda seria convidada para cantar com Madonna em seu novo disco. Coincidentemente (ou não), a rainha do pop era moradora ilustre de Lisboa na época em que a brasileira deu o ar da graça no Rock in Rio.

A parceria com Madonna certamente foi um marco na carreira da poderosa, mas Anitta não dorme na praia. Da polêmica com o Rock in Rio até agora, ela finalizou o projeto Check Matte, explodiu com Vai Malandra, lançou um EP (Solo), um disco (Kisses) e dezenas de parcerias com artistas nacionais e internacionais, como Kevinho e Pharrell Williams. Ela ainda foi a primeira brasileira a cantar no Tomorrowland Bélgica e tem uma parceria com Cardi B, maior rapper da atualidade, no forno.

Anitta - Pedro Fiúza/NurPhoto via Getty Images - Pedro Fiúza/NurPhoto via Getty Images
Você achou que ela não ia rebolar a bunda no Rock in Rio?
Imagem: Pedro Fiúza/NurPhoto via Getty Images

No Rock in Rio 2019, Anitta deve divulgar a música já confirmada que gravou com Will.i.am, do Black Eyed Peas, banda que toca na mesma noite e palco que ela. E esse é só o começo da história. O destaque que o funk vai ganhar nessa edição do festival, com artistas no Espaço Favela, New Dance Order e um show celebrando os 30 anos do ritmo no Palco Sunset é mais um reflexo da presença de Anitta.

Após ser um dos assuntos mais comentados do Rock in Rio anterior, por sua ausência, ser representada por Pabllo Vittar, que agitou o festival com Sua Cara, parceria então recém-lançada delas com Major Lazer, e prometer rebolar a bunda com Fergie "em uma oportunidade melhor", Anitta chega à edição de 2019 desfilando sobre um tapete vermelho.

Nas palavras do próprio Roberto Medina, presidente do festival, "Anitta será a próxima Ivete [Sangalo]", ou seja, presença garantida em todas as edições. Ao menos que ela siga o que revelou na biografia escrita por Léo Dias, colunista do UOL, e se aposente aos 30 anos. Ainda assim, teremos a poderosa em pelo menos mais duas edições do Rock in Rio.

Veja a programação de hoje no Rock in Rio:

Palco Mundo

0h10 - P!nk
22h20 - Black Eyed Peas
20h10 - H.E.R.
18h - Anitta

Palco Sunset

21h15 - Charlie Puth
19h05 - Anavitória & Saulo
16h55 - Projota & Vitão & Giulia Be
15h30 - Funk Orquestra com Ludmilla, Fernanda Abreu, Buchecha e Kevinho