Topo

Água vulcânica do Iron e problemas com Drake: como é o camarim do Rock in Rio

Camarim do Rock In Rio 2019 - Luciola Villela/ UOL
Camarim do Rock In Rio 2019 Imagem: Luciola Villela/ UOL

Leonardo Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/10/2019 04h00

Os camarins do palco principal do Rock in Rio, que recebem os maiores astros do festival, ocupam uma área de mais de 300 metros quadrados no Parque Olímpico e contam com cinco tipos de acomodações diferentes. A atração principal da noite fica, é claro, com a maior acomodação e tem à sua disposição dois camarins duplos grandes, cinco menores, um contêiner de chuveiros, banheiros e uma tenda com guarda-roupa.

Também há lavanderia, serviço de camareiros e uma cozinha com chef e equipe prontos para atender qualquer pedido culinário. Para acessar o local, que também oferece um lounge externo com espaço de convivência, sofá e mesa de jantar, é preciso entrar por uma passagem separada dos outros grupos musicais.

Todas as outras bandas do palco Mundo se acomodam em camarins menores, mas com conforto praticamente igual: bar, TV, espaço de massagem e barbearia particular - esses dois últimos são os mimos mais concorridos. Ao longo da tarde e noite, músicos fazem fila para entrar no palco devidamente relaxados e com o visual em dia.

Ingrid, do Rock in Rio - Luciola Villela/ UOL - Luciola Villela/ UOL
Produtora Ingrid Berger, que administra os camarins do Rock in Rio
Imagem: Luciola Villela/ UOL
O UOL visitou esse espaço e conversou com a produtora Ingrid Berger, a "chefona dos camarins" do Rock in Rio, que trabalha no festival desde a edição de 2001. Segundo ela, que gerencia toda a estrutura, o trabalho é duro, começa dois meses antes do festival e não tem hora para terminar. Os perrengues são sucessivos.

UOL - Que artista deu mais trabalho este ano?

Ingrid Berger - Tivemos mais problema com o Drake, que trouxe seu próprio chefe, sua própria comida. A gente não pode nem entrar para ver o que acontecia. Ele trouxe tudo do avião dele, não comprou nem salsinha no Brasil. Ele ficou em um hotel e levou a própria comida no hotel também. Sabemos que houve até um tumulto na cozinha, porque tudo precisou passar pela nossa vigilância sanitária.

É verdade que o Iron Maiden pediu água vulcânica para se apresentar no Rock in Rio?

É. Eles pediram a água Fiji, que vem da ilha de Fiji, das pedras dos vulcões. É uma água superclara, límpida e muito comum nos Estados Unidos. Lá, você encontra em qualquer supermercado. Mas não é nada de outro mundo. É uma água pura como a nossa São Lourenço, por exemplo.

Detalhe do backstage: área para cabeleireiro e maquiagem - Leonardo Rodrigues/UOL - Leonardo Rodrigues/UOL
Detalhe do backstage: área para cabeleireiro e maquiagem
Imagem: Leonardo Rodrigues/UOL

Hoje ainda existem aqueles pedidos incomuns, como papel higiênico vermelho de seda e talheres de prata?

Pedidos incomuns mesmo, essas coisas absurdas, não existem mais hoje. O incomum acontecia até uns 15 anos atrás, quando tudo era muito difícil de encontrar no Brasil. Carne seca, aperitivos, kombucha, aquela bebida fermentada, bebida sem glúten. A gente nem sabia o que era isso antigamente, e hoje é possível encontrar todos esses produtos por aqui.

O que eles mais pedem?

O que eles mais querem, e que eu coloco em todos os camarins, são sucos frescos, feitos na hora. E também legumes e frutas. E aquela comidinha básica. Peitinho de frango, saladinha, brócolis. Não tem nada tipo hambúrguer, batata frita, McDonald´s. Essa história acabou. As pessoas estão muito mais saudáveis. E quando mais velha é a banda, mais saudável ela é. Eles precisam ter um corpo melhor e cuidar mais da saúde. Hoje todos bebem menos.

O que temos hoje é o cara que é celíaco. E nós precisamos ter o cuidado de fazer uma comida especial para ele, como foi o caso de integrantes da comitiva do Nickelback. Às vezes tem um cara de uma banda que tem uma alergia, e eles enviam em letras garrafais: TEMOS UMA PESSOA CELÍACA, QUE NÃO COME GLÚTEN. Nesse caso, eles mandam até receitas da comida. É assim que funciona.

Qual foi o maior perrengue que a produção passou este ano?

No dia do Drake, tivemos muitos problemas também por causa da chuva. Tudo é coberto por contêiner e tendas, mas em alguns pontos a água infiltrou. Fiquei com a grama sintética encharcada, móveis molhados, tivemos problemas de curto circuito. Uma pessoa veio com máquina de lavar e secar, e isso acabou cortando o abastecimento central. Todo mundo ficou sem água. Cada dia é um problema diferente.

Dia pop

Pink é a principal atração do palco Mundo neste sábado, o sexto dia de Rock in Rio 2019. O show da cantora norte-americana começa à 0h10.

O palco Mundo terá ainda Anitta, H.E.R. e Black Eyed Peas. No Sunset, o destaque deve ficar por conta da Funk Orquestra com Ludmilla, Fernanda Abreu, Buchecha e Kevinho, que fazem uma homenagem aos 30 anos do funk carioca. O palco secundário também terá shows de Projota, Vitão e Giulia Be, Anavitória e Saulo e Charlie Puth, no dia mais pop do festival.

O Rock in Rio termina amanhã, dia 6, com Muse e Imagine Dragons encerrando a edição de 2019.