Topo

Agende antes, curta depois: um guia para se divertir nos brinquedos do Rock in Rio

Renata Nogueira

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/10/2019 04h00

Que o Rock in Rio não é só música, todo mundo já sabe. Mas se você vem ao festival e quer aproveitar o parque de diversões montado entre um palco e outro, é bom se organizar.

1º passo: agendamento

Para brincar não precisa enfrentar fila, mas é preciso agendar um horário no próprio local do brinquedo o quanto antes. A dica é: ao chegar ao festival vá direto ao brinquedo de sua preferência e já marque um horário para voltar e curtir.

Quais são os brinquedos?

Tirolesa, roda-gigante, montanha-russa e megadrop.

Paga para usar?

Não. A maioria dos brinquedos leva patrocínio das marcas associadas ao Rock in Rio e você não precisa pagar nada a mais para dar uma volta. O valor já está incluso no preço do seu ingresso.

Como funciona?

O agendamento só rola presencialmente, mas é muito simples. Basta procurar um dos orientadores na entrada do brinquedo (eles geralmente estão de camiseta amarela) e mostrar a sua pulseira, a mesma que você usou para entrar no festival. O chip será registrado em um aparelho que indicará um horário. Feito isso, basta voltar no horário marcado e entrar no brinquedo sem enfrentar filas.

Fãs se arriscam na montanha russa do Rock In Rio 2019 - Bruna Prado/ UOL - Bruna Prado/ UOL
Imagem: Bruna Prado/ UOL

E se eu esquecer do meu horário?

Se esquecer de voltar e o horário já tiver passado, você perde a sua vez. Mas se você simplesmente não se lembra qual horário ficou agendado, basta passar no brinquedo que estiver mais perto e pedir para o orientador consultar a pulseira. Os sistemas dos brinquedos são interligados e é possível fazer a consulta em qualquer um deles. Mas atenção: você só pode agendar horário para dar uma volta no brinquedo escolhido no próprio local.

Tem limitações?

Sim. Alguns brinquedos como a tirolesa têm limite de peso por questões de segurança. Há também limites de altura e idade em determinadas atrações. Tudo isso está sinalizado bem em frente à entrada dos brinquedos e pode ser facilmente esclarecido antes mesmo que você faça o agendamento.

Como é a experiência?

Montanha-russa

A volta na montanha-russa dura apenas um minuto, mas parece bem mais. A subida é lenta e permite uma vista incrível da Cidade do Rock. Tudo isso para compensar a descida radical, seguida por um looping e várias curvas bem rápidas. Se estiver de mochila ou bolsa, não tem problema. Dá para deixar na plataforma enquanto você curte o brinquedo. Quer levar o celular para filmar o momento de emoção? Você até pode se arriscar, mas não recomendamos. A chance do aparelho voar das suas mãos é enorme.

Megadrop

Subir, subir, subir e ficar suspenso. De repente uma queda brusca e extremamente veloz. Tudo isso em 35 segundos. Espécie de elevador que despenca, o Megadrop é uma das experiências mais radicais do Rock in Rio. Ainda assim vale muito a pena enfrentar, claro, se você não tiver medo de altura. A subida é tranquila, dura bem mais que a descida, e ainda possibilita uma vista única do ponto mais alto da Cidade do Rock. Se for de dia, você ainda terá a chance de ver algumas paisagens paradisíacas do Rio de Janeiro. Na hora da descida é só fechar os olhos e curtir o friozinho na barriga.

Roda-gigante

São 15 minutos e duas voltas para você fazer o maior número de fotos possíveis. Sim, a roda-gigante é o brinquedo mais tranquilinho e com a vista mais privilegiada do Rock in Rio. São 360º. Só não se empolgue tanto. Não é permitido ficar em pé na cabine e o acrílico das janelas atrapalha as fotos. O jeito é aproveitar as frestinhas entre as janelas para fotos sem barreiras. Ou então abrir mão dos registros e apenas curtir o local mais concorrido do evento. Agendando antes, claro!

Tirolesa

Depois da roda-gigante, a tirolesa é o brinquedo mais concorrido e também o que exige mais atenção com agendamentos. Apesar de funcionar das 14h às 2h, o brinquedo fica à mercê dos artistas. Se a banda que toca no Palco Mundo não liberar o funcionamento do brinquedo, não há o que fazer. Isso porque a descida de 200 metros de um lado a outro do Palco Mundo faz um barulho bem alto, que para alguns deles pode atrapalhar o show. Apesar de ser mais interessante descer durante o show, a dica é tentar ir logo no começo do dia, antes do início dos shows no palco, às 18h.