Topo

Selena Gomez: orgulho pela sua origem mexicana e a luta dos imigrantes nos EUA

Selena Gomez - Mustafa Yalcin/Anadolu Agency/Getty Images
Selena Gomez Imagem: Mustafa Yalcin/Anadolu Agency/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/10/2019 22h21

A cantora Selena Gomez escreveu um artigo para a revista Time sobre o orgulho que sente de sua origem mexicana e de todas as dificuldades que sua família enfrentou.

O testemunho foi uma maneira da artista falar sobre a política de imigração do atual governo norte-americano, apontando ainda que refugiados vivem com medo nos Estados Unidos por serem deportados.

"Como mulher mexicana-americana, eu sinto a responsabilidade de usar a minha plataforma e a minha voz pelas pessoas que têm medo de falar", escreve Gomez.

"Nos anos 1970, minha tia cruzou a fronteira do México para os Estados Unidos escondida na traseira de um caminhão. Minha avó a seguiu, e meu pai nasceu no Texas logo depois. Em 1992, eu nasci uma cidadã americana graças à bravura e ao sacrifício deles."

Selena explicou que seus familiares estão há mais de quatro décadas lutando para conseguir a cidadania americana, e que ela agradece por não ter precisado passar por essa burocracia.

"Mas quando eu leio as manchetes dos jornais e vejo esses debates sobre a raiva contra imigrantes nas mídias sociais, eu sinto medo por todos que estão nessa situação. Sinto medo pelo meu país", salientou.

Gomez acredita que a imigração é um tema que vai além da política, é uma "questão humana que afeta pessoas reais, que desmantela vidas reais". Ela também citou Realidade Não Documentada, documentário que produziu e que traz histórias de famílias de imigrantes.

"Uma das meninas disse que deseja estudar design de interiores e conta que passou a sua vida inteira sentindo medo", relatou. "Ela conta que foi assaltada de forma violenta na semana passada, mas teve medo de chamar a política. Ela não queria que eles descobrissem a situação ilegal de seus pais".

Realidade Não Documentada já está disponível na Netflix