Topo

Superman do Rock in Rio não tem cachê: "Estamos aqui por amor"

Superman é um dos cosplays presentes no Rock in Rio no Parque Olímpico - Renata Nogueira/UOL
Superman é um dos cosplays presentes no Rock in Rio no Parque Olímpico Imagem: Renata Nogueira/UOL

Renata Nogueira

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/09/2019 16h06

Você pode até ir ao Rock in Rio para ver Dave Grohl, astro do Foo Fighters, mas há chances de cruzar com o Superman durante o rolê no festival neste sábado. Ele é um dos cosplays que está divulgando neste ano a Game XP, o espaço geek do evento. O carioca de 39 anos que dá vida ao herói da DC está acompanhando de outros 14 personagens, todos muito tietados pelo público na Cidade do Rock.

Apesar de não estar no festival para curtir as apresentações, o Superman e seus companheiros não recebem cachê para a função de entreter quem passa perto da Game XP. "Todos nós estamos aqui por amor. A gente ganha as credenciais, tem uma ajuda de custo com as despesas, mas não somos funcionários do evento. Ano passado a gente até trabalhou de forma remunerada por uma empresa, mas, por algumas questões que a gente não sabe neste ano, a verba não estava muito boa. Mesmo assim a gente veio", explica James Azevedo, 39, que além de Superman é designer.

"Estou nessa área [de cosplay] há três anos e faço mais de dez personagens: Superman, Batman, Flash, Shazam, Capitão América, Homem de Ferro, Homem Aranha, Deadpool, Wolverine, Thor, Pantera Negra e Darth Vader", conta. A ideia veio de uma paixão antiga e de uma crise no mercado de trabalho em 2015 e fez com que ele recebesse convites para participar de eventos em vários Estados. "Hoje colho bons frutos de ter optado por fazer uma coisa que eu gosto, que é fazer cosplay."

Já no Rock in Rio, além da oportunidade de estar dentro do festival, o pagamento vem em forma do carinho que eles recebem de cada pessoa que pede para tirar foto. "É uma coisa que eu gosto muito de fazer, porque me permite estar em eventos bons como esse. Pra gente é gratificante estar aqui e sentir o carinho das pessoas."

O Rock in Rio 2019 acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro e 3, 4, 5 e 6 de outubro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. São 14 horas de shows por dia, com nove palcos e espaços, além da programação nas arenas. Neste segundo dia do festival, as atrações no palco Mundo são Foo Fighters, Weezer, Tenacious D e CPM 22 + Raimundos. No palco Sunset, Whitesnake, Titãs, Detonautas e Ego Kill Talent agitam a galera.