Topo

Rock in Rio 2019: dez shows imperdíveis do primeiro fim de semana

Bruna Prado/UOL
Imagem: Bruna Prado/UOL

Do UOL, em São Paulo

27/09/2019 04h00

O Rock in Rio começa hoje com 14 horas de programação de música por dia. Com nove palcos e espaços, além de programação nas arenas, não vai faltar opção de shows, desde os clássicos que atraem o grande público até artistas que você talvez nem fizesse ideia que iriam passar pelo festival.

Para ajudar a montar a programação, escolhemos dez shows imperdíveis do primeiro fim de semana do festival, entre hoje e domingo (29). Os critérios são variados: atrações que nunca tocaram no país, encontros inéditos e ritmos que vão ganhar destaque pela primeira vez na Cidade do Rock.

A programação completa do Rock in Rio está disponível no site oficial e no app do festival, com datas e horários.

Drake

Drake - Divulgação - Divulgação
O rapper Drake
Imagem: Divulgação

(27/9 - Palco Mundo - 00h15)

Três anos depois de estourar no mundo inteiro com Hotline Bling e One Dance, Drake finalmente faz sua estreia no Brasil e direto no palco principal do Rock in Rio. O show que fecha a primeira noite do festival será o único do canadense no país. Comercialmente falando, Drake é um dos artistas mais relevantes da atualidade a se apresentar nesta edição. É a única chance de assistir à performance do rapper e ouvir ao vivo também os hits mais recentes como God's Plan, Grammy 2019 de melhor canção de rap, e In My Feelings.

Lellê e Blaya

Blaya - Divulgação - Divulgação
A cantora luso-brasileira Blaya
Imagem: Divulgação

(27/9 - Palco Sunset - 15h25)

Um encontro para lá de interessante vai abrir a programação do Palco Sunset no Rock in Rio. Lellê, que segue carreira solo desde que deixou o Dream Team do Passinho, vai cantar com a luso-brasileira Blaya. Fenômeno do funk em Portugal, Blaya é a autora de Faz Gostoso, que foi parar no disco mais recente de Madonna. A música ganhou uma nova versão no Madame X com as vozes da rainha do pop e de Anitta e com certeza estará no repertório do show. Já Lellê volta ao Rock in Rio após participar do show de Alicia Keys.

Mano Brown e Bootsy Collins

O rapper Mano Brown - Ricardo Matsukawa/UOL - Ricardo Matsukawa/UOL
O rapper Mano Brown
Imagem: Ricardo Matsukawa/UOL

(27/9 - Palco Sunset - 19:05)

Mano Brown aproveita uma pausa entre um show e outro da turnê Racionais 3 Décadas para se apresentar de forma solo no Rock in Rio. Ou quase. O rapper vai receber como convidado o performático baixista americano Bootsy Collins, que já tocou com James Brown. Juntos, eles vão apresentar uma mistura interessante de rap e funk americano que deve surpreender o público do Palco Sunset e fazer um esquenta de respeito para o show de Drake.

Heavy Baile com MC Carol e Tati Quebra Barraco

MC Carol - Fernando Schlaepfer - Fernando Schlaepfer
MC Carol
Imagem: Fernando Schlaepfer

(27/9 - Espaço Favela - 20h10)

A união do funk 150 bpm, a putaria acelerada, com música eletrônica e os funks proibidões de MC Carol e Tati Quebra Barraco. O show rola no Espaço Favela, área nova do Rock in Rio, reunindo diferentes gerações do funk carioca no mesmo palco levando a essência do ritmo que move os morros e as festas mais disputadas da cidade. Os nomes das músicas já dão uma pista do clima: Mamãe da Putaria, Maconha e Pente, Dako É Bom e Kabo Kaki.

Tenacious D

Kyle Gass e Jack Black - Josh Brasted/FilmMagic - Josh Brasted/FilmMagic
Kyle Gass e Jack Black, do Tenacious D
Imagem: Josh Brasted/FilmMagic

(28/9 - Palco Mundo - 20h10)

A dupla formada por Jack Black e Kyle Gass, que também são atores, faz sua estreia no Rock in Rio. É a chance de ver o astro de Escola do Rock mostrando outro talento no Palco Mundo. Classificada como rock cômico, a dupla começou de forma acústica, mas hoje se apresenta com uma banda completa. Há também uma grande possibilidade do Tenacious D receber um convidado brasileiro no palco, o baixista performático Júnior Groovador. O encontro do potiguar com os comediantes americanos certamente será um momento que ficará marcado na história do Rock in Rio.

Whitesnake

David Coverdale - Divulgação/Facebook - Divulgação/Facebook
David Coverdale, do Whitesnake
Imagem: Divulgação/Facebook

(28/9 - Palco Sunset - 21h15)

O Whitesnake está um pouco perdido na programação do Rock in Rio e se apresenta no palco secundário do festival. Portanto, se você quiser presenciar ao vivo a voz marcante e o carisma do cantor David Coverdale, programe-se para ver na noite de sábado a banda dona de hits como Here I Go Again, Is This Love e Still of The Night. O Whitesnake foi uma das atrações do primeiro Rock in Rio, em 1985, e volta ao festival 34 anos depois. Em entrevista ao UOL, o vocalista ainda prometeu que o show servirá de base para um DVD. É a sua chance de ficar na história do Whitesnake.

Iza e Alcione

Iza e Alcione - Helena Yoshioka/Divulgação - Helena Yoshioka/Divulgação
Iza e Alcione
Imagem: Helena Yoshioka/Divulgação

(29/9 - Palco Sunset - 19h05)

A diva da nova geração do pop brasileiro volta ao Rock in Rio com status de estrela ao lado da Marrom, entidade do samba. Iza e Alcione têm história com o Rock in Rio. A primeira estreou na edição passada, em 2017, e chamou atenção como convidada de Cee Lo Green. Já Alcione causou ao aparecer em 2015 nos bastidores do festival com uma blusa que trazia Axl Rose estampado, o que gerou uma amizade entre a cantora e o líder do Guns N' Roses. No show, elas vão homenagear Aretha Franklin com Chain of Fools.

Elza Soares convida As Bahias e a Cozinha Mineira, Kell Smith e Jéssica Ellen

Elza Soares - Jorge Hely/FramePhoto/Estadão Conteúdo - Jorge Hely/FramePhoto/Estadão Conteúdo
Elza Soares
Imagem: Jorge Hely/FramePhoto/Estadão Conteúdo

(29/9 - Palco Sunset - 16h55)

As mulheres vão dominar a programação do Palco Sunset no domingo e Elza Soares será a responsável por comandar um time de talentos da nova geração, além de apresentar faixas de seu recém-lançado trabalho: o disco Planeta Fome. O show que terá ainda As Bahias e a Cozinha Mineira, Kell Smith e a atriz e cantora Jéssica Ellen, e deve vir carregado de brasilidades e mensagens políticas e de representatividade ao unir o poder da música da veterana diva com outras grandes vozes femininas.

Malía

A cantora Malía - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A cantora Malía
Imagem: Reprodução/Instagram

(29/9 - Espaço Favela - 18h40)

Criada na Cidade de Deus, a cantora de 20 anos é uma ótima representante do novo pop brasileiro. Seu som flerta com o R&B, mas traz uma mistura de ritmos que é a cara da nova geração, tanto que já gravou com artistas como o alternativo Jão e o pagodeiro Rodriguinho. Malía lançou seu primeiro álbum há cinco meses e é um dos talentos que vai passar pelo Espaço Favela do Rock in Rio. O show é uma ótima oportunidade para ter contato com a nova sonoridade da música pop brasileira.

Vintage Culture

DJ Vintage Culture - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
O DJ Vintage Culture
Imagem: Mariana Pekin/UOL

(29/9 - New Dance Order - 01h55)

O Rock in Rio também tem música eletrônica e, nesta edição, vai contar com um palco anabolizado: o New Dance Order. Vintage Culture, nome artístico do sul-mato-grossense Lukas Ruiz, é um dos brasileiros mais reconhecidos da atualidade e fecha a programação de DJ's do primeiro fim de semana do Rock in Rio. Boa opção para quem quiser estender a magia do festival enquanto espera pelo próximo fim de semana.