Topo

Ben Platt diz que The Politician cria utopia para discutir política com jovens

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

25/09/2019 04h00

The Politician, nova série original da Netflix, estreia na sexta-feira com grandes expectativas: esse é o primeiro trabalho de Ryan Murphy para a plataforma, criador e produtor de trabalhos como Glee, American Horror Story e Feud.

A série de oito episódios conta a saga de Payton Hobart (Ben Platt), um jovem que busca, acima de tudo, se tornar o presidente dos Estados Unidos. Mas, antes de atingir seu sonho, ele precisa passar pela prova de ser presidente do Grêmio Estudantil de seu colégio, o Saint Sebastian High School. Perdendo espaço na campanha para um candidato mais bonito e carismático, ele decide apelar à jovem Infinity Jackson (Zoey Deutch), uma menina com câncer que ele quer como sua vice, para ajudar com sua imagem pessoal.

O que sucede é uma sequência de intrigas, traições e outros ingredientes típicos de dramas políticos, permeadas por um texto sarcástico. O diferencial é que esta não é uma história densa, e sim algo pensado para o público adolescente e jovem adulto.

Ben Platt e Zoey Deutch - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Ben Platt e Zoey Deutch em cena de The Politician
Imagem: Divulgação/Netflix
A série busca tratar de assuntos próximos das gerações millennial e Z, falando de temas muitas vezes considerados tabu como naturais e aceitos dentro de uma sociedade. Para o protagonista da série, Ben Platt, isso é parte do trabalho de Murphy de criar um contexto para aproximar o público das temáticas espinhosas.

"Ryan criou meio que essa utopia subliminar onde fluidez sexual, fluidez de gênero, controle de armas, saúde das mulheres, todas essas questões são meio que uma realidade assumida, e não bem o coração da história, são meio que o plano de fundo da história. E eu acho que os jovens verem que esse é o tipo de mundo que esses personagens habitam é uma mensagem muito positiva", diz ele ao UOL.

O ator também acredita que os jovens, no atual momento do mundo, estão interessados em falar sobre política: "Eu acho que os jovens querem se ver retratados como pessoas complicadas e completas, porque eles são mesmo, e certamente eles têm muito crescimento e descobertas a fazer, assim como os personagens. Por conta das redes sociais, todos os jovens estão meio que tendo que usar esse manto de político porque estão tendo que lapidar o jeito que se mostram para as pessoas e para o mundo. Eu acho que os jovens podem se identificar com o desejo de ser autêntico, mas também com o desejo de se filtrar e se lapidar, mostrando a melhor versão de si mesmo".

The Politician estreia na sexta-feira e tem ainda no elenco Gwyneth Paltrow, Jessica Lange, Laura Dreyfuss e Bob Balaban.