Topo

Friends em SP: 5 experiências da mostra que te transportarão para dentro da série

Imagem da mostra na casa Warner by Friends - Simon Plestenjak/UOL
Imagem da mostra na casa Warner by Friends Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

18/09/2019 04h00

Fãs de Friends agora têm um cantinho especial em São Paulo para guardar no lado esquerdo da memória afetiva. Aberta hoje, a exposição Casa Warner by Friends, no bairro da Bela Vista, traz dois andares inteiramente dedicados à série, uma das sitcoms mais bem-sucedidas da história.

Com referências sortidas de personagens, episódios e bordões, o local recria cenários, reconstrói objetos e tenta reproduzir parte da experiência de Ross, Monica, Rachel, Chandler Joey e Phoebe em Nova York, ao longo das dez temporadas da atração, que hoje está no catálogo da Netflix.

Além de tirar as melhores selfies, os visitantes podem ainda adquirir objetos temáticos em uma loja oficial de Friends, montada com o cenário da cozinha do apartamento da Monica, além de interagir com espaços de outras séries da emissora, como Riverdale, The Flash e Supergirl.

Imagem da mostra na casa Warner by Friends - Simon Plestenjak/UOL - Simon Plestenjak/UOL
Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Veja abaixo cinco experiências imperdíveis da Casa Warner by Friends.

Tome café no Central Perk

A atração mais concorrida da mostra está no terceiro piso, um quarto reproduzindo com fidelidade o cenário do Central Perk, o famoso café em que os protagonistas de Friends se reuniam religiosamente para bater papo e fazer nada.

Quer sentar no banquinho e dar uma canja ao violão cantando Smelly Cat na réplica do pequeno palco do estabelecimento, onde Phoebe Buffay tanto incomodou os clientes? É possível.

Também dá para tirar foto no sofá bebendo uma xícara de café. A exposição fechou parceria com a marca que oferece a bebida de verdade aos visitantes. Só o barista Gunther não aparece.

Imagem da mostra na casa Warner by Friends - Simon Plestenjak/UOL - Simon Plestenjak/UOL
Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Use o batom japonês

O dia em que Joey Tribbiani virou garoto-propaganda da Ichiban, uma curiosa marca de batom masculino japonesa, está presente na mostra. Decorado com TVs, e imagens da campanha e um mostruário de shopping, permite ainda ao visitante experimentar o cintilante produto.

O batom fictício é aplicado com a ajuda de um funcionário, e o efeito é quase idêntico ao da série. Mas não se preocupe com a possibilidade de pagar mico depois de ir para casa: a substância líquida não é tóxica e, como é diluída, sai fácil com água.

Repórter do UOL usa batom Ichiban na mostra sobre a série Friends em São Paulo - Plestenjak/UOL - Plestenjak/UOL
Imagem: Plestenjak/UOL

Coloque a cabeça de peru

O quarto andar guarda parte do cenário do apartamento de Joey e Chandler, com direito a um pebolim real e a um adereço muito bem quisto por fãs: o gigantesco peru que apareceu em várias ocasiões em episódios de Ação de Graças. No uso mais famoso, Monica coloca o peru na cabeça e dança para alegrar Chandler, que acaba se declarando para sua futura esposa. Em outra ocasião, Joey fica com a cabeça presa dentro do peru porque queria assustar seu colega de apartamento.

Uma réplica foi construída em gesso, como um chapéu que qualquer um pode colocar. Mas é melhor pedir ajuda para alguém, pois ele é totalmente cego. No entanto, diferentemente do que acontece em Friends, o adereço é bem fácil de ser retirado.

Imagem da mostra na casa Warner by Friends - Simon Plestenjak/UOL - Simon Plestenjak/UOL
Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Dance como Ross e Monica

Lembra do dia em que Monica e Ross pagaram um dos maiores micos de suas vidas, quando tentaram chamar atenção de um produtor de TV e foram flagrados reproduzindo um ridículo —e muito divertido— número de dança dos tempos de colegial, que lhes rendeu uma "menção honrosa" em um concurso?

Pois bem, a mostra tenta reproduzir tal experiência. Você precisa entrar num "ringue" e olhar para baixo. Os movimentos da dança são explicados com um passo a passo desenhado no chão. É preciso um pouco de treino, e o vídeo repetido na TV ao som de Trouble with Boys, da cantora Loreta, ajuda. Para completar, dois instrutores animados marcam o ritmo.

Imagem da mostra da Casa Warner by Friends, em São Paulo - Simon Plestenjak/UOL - Simon Plestenjak/UOL
Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Deslize com a estátua de cachorro

Joey rouba a cena na exposição. Aqui, com a lembrança do dia em que decidiu comprar uma extravagante estátua de cachorro após ganhar uma bolada atuando na novela Days of Our Lives. Na vida real, a estátua pertenceu à atriz Jennifer Aniston (Rachel), que a detestava e a cedeu à produção de Friends.

Você pode não somente tirar uma selfie ao lado da escultura, como também deslizar à la Joey e Chandler em um trilho pelo cenário, registrando o momento em vídeo, que certamente renderá diversos comentários no Instagram.

Imagem casa Warner by Friends - Simon Plestenjak/UOL - Simon Plestenjak/UOL
Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Casa Warner by Friends
Quando: de 18 de setembro a 13 de outubro
Horário: 10h30 às 20h30
Onde: rua Pamplona, 145 - Bela Vista - São Paulo - SP
Ingressos: Esgotados

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do que foi publicado inicialmente, Joey usou o peru para assustar Chandler, e não impressionar Ben. O texto foi corrigido.