Topo

Esqueça GoT! As séries brasileiras que a gente queria ver no Emmy

Paulo Belote/Divulgação
Imagem: Paulo Belote/Divulgação

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

17/09/2019 04h00

Domingo que vem é dia de Emmy. O famigerado "Oscar da TV" dos Estados Unidos vai distribuir prêmios para as produções milionárias da Netflix, HBO e todas aquelas séries manjadas que a gente já conhece.

Nós já sabemos que a Academia do Emmy já fechou as inscrições para este ano, mas quisemos dar o devido reconhecimento às grandes séries de humor que a TV brasileira produziu e separamos aqui alguns títulos que poderiam brilhar por lá.

Sob Nova Direção (2004 - 2007)

Sob Nova Direção - João Miguel Júnior/TV Globo - João Miguel Júnior/TV Globo
Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo

Heloísa Périssé e Ingrid Guimarães estão para o humor brasileiro como Tina Fey e Amy Poehler estão para a comédia americana. A série teve quatro temporadas e um total de 124 episódios narrando as histórias de Belinha e Pit, duas novas amigas que se unem para reerguer um bar depois de perderem quase tudo.

Os Normais (2001 - 2003)

Os Normais - João Miguel Júnior/TV Globo - João Miguel Júnior/TV Globo
Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo

Com grandes textos de Fernanda Young e Alexandre Machado, Vani (Fernanda Torres) e Rui (Luiz Fernando Guimarães) deitavam e rolavam com diálogos frenéticos que desbancariam facilmente as Gilmore Girls em qualquer disputa por um Emmy de comédia. A série teve 71 episódios ao longo de suas três temporadas.

A Guerra dos Pintos (1999 - 2000)

A Guerra dos Pintos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Não vamos ficar só falando de TV Globo aqui não. A Band também fez sua empreitada no mundo das sitcoms. A série, inspirada na clássica Married With Children, trouxe ao Brasil sua versão nacional do vendedor de sapatos Al Bundy: Zé Pinto. Não deu lá muito certo e durou dez episódios, mas merece essa honrosa menção.

Sai de Baixo (1996 - 2002 / 2013)

Sai de Baixo - Eliana Rodrigues/TV Globo - Eliana Rodrigues/TV Globo
Imagem: Eliana Rodrigues/TV Globo

Provavelmente o maior sucesso no segmento do Brasil, Sai de Baixo ficou bastante tempo no ar (são 245 episódios em 8 temporadas), voltou para TV e até virou filme. Gostaríamos muito de ver Luis Gustavo e Daniel Filho arrancando o Emmy das mãos de Lorne Michaels e seu batido Saturday Night Live.

Mundo da Lua (1991 - 1992)

Mundo da Lua - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

As séries da Disney e Nickelodeon nunca estariam no páreo do diário de bordo de Lucas Silva e Silva. Os 52 episódios mostravam histórias alucinantes da imaginação do personagem de Luciano Amaral registradas no velho gravador de seu avô, interpretado por Gianfrancesco Guarnieri. O elenco, que ainda contava com Antônio Fagundes, certamente levaria alguns troféus para casa também.

Tapas & Beijos (2011 - 2015)

Tapas & Beijos - Caiuá Franco/TV Globo - Caiuá Franco/TV Globo
Imagem: Caiuá Franco/TV Globo

O nosso Friends de baixo orçamento teve um elenco tão poderoso quanto aquele nova-iorquino: Fernanda Torres, Andréa Beltrão, Fábio Assunção, Vladimir Brichta, Érico Brás, Otávio Müller, Evandro Mesquita, Flávio Migliaccio e muitos outros. Foram 169 episódios ao longo das cinco temporadas narrando as confusões entre Fátima e Sueli dividindo um apartamento no Méier. Nossa Rachel e Monica do Rio são muito mais carismáticas.

A Grande Família (2001 - 2014)

A Grande Família  - Rafael França/TV Globo - Rafael França/TV Globo
Imagem: Rafael França/TV Globo

Aí sim um concorrente que teria tirado protagonismo de Seinfeld por tantos anos nos Estados Unidos. Com 14 temporadas, A Grande Família cravou um lugar no coração da família brasileira com as confusões de Lineu, Nenê, Agostinho Carrara, Bebel, Tuco, Beiçola e tantos outros coadjuvantes que apresentou ao longo de seus 485 episódios em 14 temporadas. A Grande Família certamente ganharia uma homenagem que tomaria meio bloco da cerimônia cheio de aplausos e lágrimas de Hollywood.