Topo

De vendedor de doce a cantor de sucesso no Brasil: quem foi Roberto Leal

O cantor Roberto Leal - Ricardo Matsukawa/UOL
O cantor Roberto Leal Imagem: Ricardo Matsukawa/UOL

Do UOL, em São Paulo

15/09/2019 10h17

"No Brasil sou português. Em Portugal, brasileiro." Foi assim que Roberto Leal se definiu em trecho da música Português brasileiro. O cantor morreu na madrugada de hoje (15) aos 67 anos, vítima de um câncer de pele.

Nascido em Macedo de Cavaleiros, norte de Portugal, António Joaquim Fernandes chegou a São Paulo aos 11 anos acompanhado dos pais e nove irmãos. No país, adotou o nome artístico de Roberto Leal e brilhou em mais de 45 anos de carreira. Bate o pé e Arrebita foram as faixas de mais sucesso ao longo de sua trajetória.

Ele chegou a trabalhar como sapateiro e vendedor de doces na juventude antes de tentar a sorte na música cantando fados e músicas românticas. Após o sucesso na década de 1970, Leal passou a se apresentar como embaixador da cultura portuguesa no Brasil.

"Conheço bastante os caminhos da imigração e, se tem uma coisa que o Brasil tem, é essa confraternização dos povos. Agradeço muito ao Brasil porque nunca deixei de ser português no Brasil. Sou um português brasileiro", disse o músico e compositor em 2018, durante participação no Programa do Porchat.

O último disco do cantor foi Arrebenta a Festa, lançado em 2016. Foram mais de 50 discos e coletâneas e mais de 400 músicas na carreira —entre as gravações, em 1999, ele lançou o álbum Roberto Leal canta Roberto Carlos.

Roberto Leal durante show em SP - Ricardo Matsukawa/UOL - Ricardo Matsukawa/UOL
Imagem: Ricardo Matsukawa/UOL

O sucesso também abriu portas para Roberto Leal no cinema. Em 1978, ele protagonizou o filme Milagre: O Poder da Fé. O longa foi inspirado em sua própria história.

O cantor ainda apresentou um programa de televisão em Portugal no final dos anos 1980. Na época, ele retornou ao país natal para focar no mercado europeu, voltando ao Brasil somente no final da década seguinte.

No final do ano passado, Leal revelou em uma entrevista ao programa Domingo Show, da Record, que lutava contra um câncer há dois anos e que já havia perdido parte da visão em razão da doença. Na ocasião, ele disse ter passado por o tratamento que envolveu três cirurgias e dez sessões de radioterapia.

Mesmo com a doença, o cantor tinha shows marcados até maio do ano que vem, de acordo o empresário José de Sá. Ele deixa a esposa, Márcia, e três filhos.

Cantor fez hino da Portuguesa e tentou carreira na política

Além dos sucessos em mais de quatro décadas de carreira na música, Roberto Leal deixou seu nome na história do futebol de São Paulo.

Torcedor ilustre da Portuguesa, Leal escreveu uma música que se tornou o hino oficial do clube. Em 2015, o cantor participou de uma campanha para ajudar o time, em crise financeira, a conseguir um novo patrocinador.

Roberto Leal com camisa da Portuguesa - Reprodução/@Lusa_Oficial - Reprodução/@Lusa_Oficial
Imagem: Reprodução/@Lusa_Oficial

Outro momento curioso na vida do cantor foi a tentativa de se lançar na carreira política. Em 2018, ele lançou candidatura para deputado estadual pelo PTB em São Paulo. Roberto Leal obteve 8.273 votos (0,04% dos votos válidos), mas não foi eleito.

Última aparição na TV: Roberto Leal se emociona ao lembrar carreira

Band Entretenimento