Topo

007: Por que vídeos dos bastidores do filme estão sumindo das redes sociais

Divulgação
Imagem: Divulgação

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

06/09/2019 04h00

Imagine só um cenário bucólico no interior da Itália onde toda a paz e tranquilidade é rasgada por uma perseguição frenética de carros esportivos e uma equipe de filmagem. É claro que você vai sacar seu celular do bolso e postar um trecho desta sequência nas redes sociais.

Com tantos smartphones por aí, hoje em dia é praticamente impossível você fazer um filme e nenhuma imagem vazar antes do lançamento. Essa é uma tarefa inatingível até para James Bond. E olha que o 007 está tentando. Previsto para ser lançado em abril de 2020, No Time To Die tem travado uma batalha silenciosa contra estes vídeos nas redes sociais.

De acordo com matéria do The Hollywood Reporter, muitos vídeos de bastidores do filme têm desaparecido do Twitter desde o último mês. Os posts tinham em comum a hashtag #NoTimeToDie e receberam um aviso da DMCA (Digital Milleninnium Copyright Act) para quem não quisesse ter problemas legais com os estúdios.

Ainda segundo a publicação, a investigação dos posts partiu de uma agência chamada MarkMonitor, da Lituânia, que é especializada neste tipo de ação. A MGM que teria bancado a derrubada dos vídeos, incluindo um registro publicado pelo próprio site em sua conta na redes social.

E pode isso?

A grande questão debatida neste ponto se dá sobre o conteúdo do vídeo ser uma quebra de direitos autorais ou não. Afinal de contas, os vídeos foram feitos ao ar livre em espaço público. Não se trata de uma filmagem não autorizada com uma câmera escondida dentro de um estúdio: são só carros passando por uma estrada.

"Isso é uma bobagem. Você não pode rodar um filme em estrada públicas onde todos têm uma câmera e esperar que ninguém vá filmar aquilo", diz um usuário no Twitter que criticou a derrubada dos vídeos.

Bill Koenig, especialista do blog Spy Command, foi procurado pelo site para comentar. "A minha teoria é de que alguém reagiu de maneira desproporcional na MGM. Ao fazer isso, eles estão atraindo mais atenção ainda aos vídeos".

A MGM não respondeu aos questionamentos do The Hollywood Reporter. Enquanto os vídeos somem do Twitter, você pode ver um trecho destes bastidores de No Time To Die filmados em Matera, na Itália, que estão no YouTube.