Topo

Lupita Nyong'o exalta Pantera Negra por alavancar luta dos negros sem oportunismo

Lupita Nyong"o em cena de "Pantera Negra" (2018) - Divulgação
Lupita Nyong'o em cena de "Pantera Negra" (2018) Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/09/2019 13h31

Lupita Nyong'o não poderia estar mais orgulhosa do seu papel em Pantera Negra, lançado há cerca de um ano e meio.

Para ela, o longa-metragem, que arrecadou mais de US$ 1,3 bilhão em bilheteria global, foi um marco na luta para a comunidade negra, destacando a importância de bandeiras como essas serem levantadas sem oportunismo da produção ou mídia.

"Em Pantera Negra, senti que a experiência africana podia existir de forma aspiracional. Acho que é mais comum nos EUA ouvir sobre a luta dos negros do que ouvir sobre o sucesso. É mais uma sensação ter uma manchete sobre uma luta, sabe? A luta por ter uma pele escura é isca. Então, quando Pantera Negra apareceu foi revigorante poder trabalhar em uma narrativa africana que não levou à luta de ser africano", opinou ela à Vanity Fair.

Lupita diz ter assinado o projeto apenas com a força do argumento do diretor Ryan Coogler, já que o roteiro de Coogler e Joe Robert Cole ainda não existia - e a Marvel não a deixaria vê-lo, mesmo que existisse. E embora Coogler e Cole tenham escrito o filme enquanto Barack Obama ainda era presidente, ele saiu um ano após a presidência de Donald Trump.

"Ryan estava falando com uma relevância futura que ele não poderia ter previsto", disse complementou.