Topo

Marisa Orth lamenta morte de Fernanda Young: "Me revelou muito como atriz"

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

25/08/2019 15h19Atualizada em 25/08/2019 16h32

Uma das atrizes que mais trabalhou com Fernanda Young, que morreu na madrugada de hoje em decorrência de um ataque de asma, Marisa Orth esteve no velório para se despedir da amiga no cemitério Congonhas, zona sul de São Paulo.

"Difícil deixar legado, porque ela era irrepetível. Dá para apreender com pedaços dela. Era maravilhosa, supertrabalhadora, supercriativa e uma das mais corajosas. Pensava, falava e agia igual. Não era de reclamar. Amava muito a vida. Era muito alegre. Além de ser essa trabalhadora incrível era uma linda, se montava como ninguém. Comprava brigas, fazia da vida dela uma personagem", disse Marisa.

A atriz afirmou que Young sempre lhe deu papéis em seus roteiros mais famosos para a TV.

"Foi a autora que me revelou muito como atriz. Desde Comédia da Vida Privada. Ela e Alexandre [Machado, marido de Young] me deram chances como atriz. Fiz episódios de Os Normais, fiz o primeiro filme, fiz Aspones, uma das melhores coisas da TV. Ela me achava boa atriz pra caramba e eu a achava boa autora pra caramba. Ainda acho, os textos estão aí. Ela era nova, tinha planos, era maravilhosa, estava no auge", lamentou-se a amiga.

A última lembrança que Marisa tem de Young é de um encontro no lançamento do livro infantil Amiga Ursa, de Rita Lee, em São Paulo, dia 22 de julho.

"Minha última lembrança é de que demos muitas risadas no lançamento do livro da Rita. A gente gravou primeira Saia Justa, no GNT, mantivemos essa amizade. Rita era uma honra. Levamos nossos filhos no lançamento do livro."

Fernanda Young com os quatro filhos e Rita Lee, em julho, em São Paulo - Manuela Scarpa/Brazil News - Manuela Scarpa/Brazil News
Fernanda Young com os quatro filhos e Rita Lee, em julho, em São Paulo
Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Sucesso na TV

Na TV, Young criou a comédia Os Normais para a Rede Globo, em 2001. Grande sucesso de audiência estrelado por Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães como o casal Vani e Rui, a série ficou no ar até 2003 e ganhou dois longas-metragens, em 2003 e 2009.

Entre 2002 e 2003, apresentou o programa Saia Justa, da GNT, ao lado de Rita Lee, Mônica Waldvogel e Marisa Orth. Na mesma emissora, comandou o Irritando Fernanda Young, programa de entrevistas que ficou no ar entre 2006 e 2010.

Young foi indicada a dois Emmys internacionais, pelos seriados Separação?! (2010) e Como Aproveitar o Fim do Mundo (2012). Também escreveu e atuou na série de comédia Surtadas na Yoga, ao lado de Flávia Garrafa e Anna Sophia Folch, que a mesma GNT produziu entre 2013 e 2014.

Seu trabalho mais recente foi na série Shippados, lançada pelo streaming Globoplay e estrelada por nomes como Tatá Werneck, Clarice Falcão e Eduardo Sterblitch.